Molho à bolonhesa com rigatoni



Porque hoje é domingo e como um  bom brasileiro é dia de macarronada, sendo assim aproveito para falar um pouco do molho à bolonhesa, um clássico da cozinha Italiana o molho à bolonhesa ou bolognese, como também é conhecido. Muito usado para massas (especialmente nos tagliatelle ou spaghetti ) e na polenta típica italiana. Quando acompanha um prato o nome de "à Bolognese" (bolonhesa) aparece para dar determinação ao prato. Este molho muito provavelmente originário de regiões perto de Bolonha, ai conhecido com o nome de ragu, uma deformação do (ragout) francês. Sabe-se que em 1982, a Academia Italiana de Cozinha da Bolonha através de um despacho da Câmera do Comercio da Agricultura e Industria Italiana, declara o molho bolonhês (ragù bolognese) parte do artesanato da Bolonha, tornando um prato típico e oficial a fim de garantir a continuidade e o respeito pela tradição da culinária bolonhesa na Itália e no mundo. O povo de Bolonha tradicionalmente utiliza este molho para incrementar outras receitas como os famosos tagliatelles fresco (tagliatelle alla bolognese) assim como para a polenta ou o nhoque. Também servido com rigatoni ou usado como recheio de lasanha ou canelone, mas com menos tradição. Fora da Itália é muito conhecido em restaurantes italianos, os espaguete à bolonhesa (Spaghetti alla Bolognese ), que se tornou um dos mais populares pratos italianos.Como principais ingredientes temos a carne picada de vaca ou porco, cenoura, aipo, salsa, cebola e tomate maduro. Sendo que, ao passar dos anos as receitas vão ganhando outros ingredientes como pimentão, alho, vinho tinto ou branco, ervas e varias especiarias, tudo para incrementar o seu sabor na qual vai ao encontro do paladar das receitas espalhadas pelo mundo.

Ingredientes
400 gramas de carne picada ( de vaca ou porco ou misturado )
100 gramas de tomate maduro sem pele triturado ( ou em lata )

100 gramas de massa de tomate
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pé de salsa picada
1 folha de louro
1 colher (das de café)de colorau
½ copo de vinho branco
Sal
Azeite
tabasco

Preparação
Numa sertã ponha uma pouco de azeite com a cebola, o alho, a salsa com a folha do louro sem o pezinho, refogar e acrescente os tomates triturados e o colorau, levante fervura e acrescente o vinho branco, deixe ferver até evaporar o alcoo e adicione a carne picada, deixe cozer mexendo sempre, acrescente a massa de tomate e tempere com sal e tabasco agosto levante fervura e apague o lume, abafe com o texto uns 5 minutos para apurar. Pode servir com qualquer tipo de massa sendo as mais famosas os tagliatlles ou spaghetti ou então com regatoni (macarrão riscado) como foi o meu caso.
Ponha bastante água a ferver temperada de sal e coza 350 gramas de rigatonis à lá dente (entre 10 a 12 minutos ), escorra e sirva com o molho bolonhês por cima salpicado com parmesão ralado.

Bom Apetite

Comentários

  1. Uma bela massa é sempre uma excelente sugestão!
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Gostei da receita, feita com tomate fresco ainda melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo que é feito com produtos frescos tendem a ser melhor, Gracies.............Bom Apetite

      Eliminar
  3. Obrigada pela visita ao meu blog! Venho agora retribuir! :)
    Bolonhesa é um dos meus molhos preferidos para uma bela massa, nunca me canso! Uma verdadeira maravilha esta!! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares