Peru no forno com morcela,bacon e maças

Antigamente no século XVI acreditava-se que o nome Peru (ave) tinha a sua origem no topônimo do país “Perú”, por acreditar-se que era dali que se exportava a ave, a fama do Peru era tal que os portugueses dessa época denominavam a America espanhola.
Sendo uma ave de grande porte, tanto o macho como a fêmea tem a cabeça e o pescoço descoberto de penas. Geralmente suas penas tem coloração preta, castanha ou mais clara. O macho possui um apêndice carnoso sob o bico que sé da pelo nome de carúnculas. Podem chegar até 1,20 m de altura.
Originário da América do Norte, levado para a Europa no ano de 1511, sendo selvagem foi domesticado pelos mexicanos há mais de mil anos. Em estado selvagem podem viver em grupos de 20 aves em lugares próximos a árvores. No seu estado selvagem podem pesar de 8 a 10 kg o macho e de 4 a 5 a fêmea, sendo domesticados podem chegar a pesar mais de 15 kg.
Para cortejar uma fêmea o macho atrai-a com um som característico e levanta suas plumas da cauda. Normalmente a fêmea põe de 8 a 15 ovos num ninho, incubando de 25 a 30 dias, ao nascer os filhotes alimentam-se por sua própria conta, sempre com a proteção da mãe.
Já lá vai o tempo que algumas pessoas o tinham em seu curral, pois atualmente a criação de peru doméstico é uma indústria de grande escala, sendo mais fácil ir compra-lo a um talho. Seja qual for o seu destino, compre sempre aves novas, tendo especial atenção ao verificar se as patas e a crista são bem lisas, especialmente a crista se esta bem vermelha. Se as patas forem duras e ásperas é sinal de velhice e se a crista não for bem vermelha, é porque a ave não é saudável. Hoje em dia o peru assado tornou-se um dos pratos preferidos no Natal um pouco por todo o mundo, em especial no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Hoje nesta receita que voz deixo, vamos revesti-lo com o bacon e a morcela ( neste caso usei o chouriço preto de Quiaios, uma espécie de morcela com carne e especiarias Veja aqui ) recheado com as maças.

Ingredientes
1 peru entre 3 a 3.5 kg
1 boa morcela cortada em rodelas de 0.5cm
150 gramas de bacon fatiado
1 limão
1 copo de vinho branco
2 a 3 maças (sua preferência)
1 alho-francês grande
Batatas para assar quanto baste
Sal quanto baste
Azeite quanto baste
Pimenta a gosto



Preparação
Lave bem o peru e retira-lhe o excesso de gorduras, limpe as pernas das córneas deixando a ponta do osso à vista e cubra com papel prateado. Separe cuidadosamente a pele da carne passando a mão entre elas, tente separar tudo deixando apenas a zona das costas e assas.
Introduza as rodelas de morcela por baixo da pele deixando a zona do peito para colocar o bacon, tempere o interior com sal e pimenta a gosto e junte-lhe o limão em gomos e as maças cortadas ao meio. Ate as pernas com fio de cozinha, coloque-o num tabuleiro, regue com
um pouco de azeite e o vinho. Leve-o ao forno preaquecido a 180ºC cerca de uma hora regando de vez em quando com o próprio molho, disponha as batatas a volta do peru e volta ao forno mais 30 minutos, volte a retirar o tabuleiro e junta-lhe o alho-francês aos cortado aos pedaços. Volta ao forno por mais uns 30 minutos, mexendo o tabuleiro de vez em quando regando o assado com o próprio molho, se necessário deixe mais uns minutos e cubra com papel prateado para não tostar muito. Retire do forno e leve-o a mesa, querendo pode acompanhar com um arroz branco.


Bom apetite

Comentários

Mensagens populares