Pudim de Frutos secos

Nem sempre as coisas correm bem na cozinha, mas mesmo assim este pudim ficou uma maravilha e teve honras de ser publicado. Foi o que passou no Natal, 1º usei uma forma muito larga e baixa,  2º deixei ficar um pouquinho mais no forno e ficou passado, mas mesmo assim estava uma delicia. Este pudim de frutos secos vem provar que existe um mundo de utilização para os mesmos. Os frutos secos são assim chamados porque todos eles têm uma coisa em comum: em sua composição natural (sem manipulação humana) têm menos uma media de 50% de água. São alimentos altamente energéticos muito ricos em gordura, proteínas. Dependendo do tipo, pode também fornecer boas quantidades de vitaminas (especialmente do grupo B) ou Omega 3 (poli-insaturado) e ácidos gordos. Hoje em dia usasse muito na Gastronomia, um exemplo simples é geralmente em saladas, onde acompanha legumes e lanches servidos em alguns países. Muito usado na cozinha persa e em sobremesas aromáticas da culinária árabe. É muito importante dizer que os frutos secos podem desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis, para que essas pessoas devem evitar consumir (principalmente amendoins, amêndoas, nozes, castanhas ou avelãs). Eles também tendem a produzir fermentação no intestino, causando flatulência. Portanto a que ter um certo cuidado quanto ao seu consumo.

Ingredientes
350 gramas de açúcar
7 dl de leite
1 pau de canela
1 casca de limão
8 ovos + 4 gemas
50 gramas de sultanas claras
70 gramas de ameixas pretas sem caroço
50 gramas de pinhões
50 gramas de amêndoas palitadas
70 gramas de nozes
50 gramas de avelãs

Preparação
Faça um caramelo com 150 gramas do açúcar 1 ou 2 (sopa) colheres de água. Caramelize uma forma de pudim e deixe arrefecer. Ferva o leite com o restante açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Retire do lume, deixe arrefecer e rejeite o pau de canela e a casca de limão.
Bata ligeiramente os ovos com as 4 gemas e junte o leite em fio mexendo sempre. Junte os frutos secos, sendo as sultanas e as ameixas picadas e os restantes frutos ligeiramente partidos, mexa tudo delicada mente. Verta o preparado para a forma caramelizada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC em banho-maria aproximadamente 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito e retire do forno, deixe arrefecer e desenforme com cuidado.


Bom apetite


"Aqui uma foto de um outro pudim, já feito numa forma mais pequena e alta na qual não se deixou passar muito tempo"

Comentários

Mensagens populares