Torta de cacau e café

Mês de maio, começamos com uma receita bem doce. Maio é o quinto mês do calendário com 31 dias. O seu nome é derivado de uma deusa romana da fertilidade. Outra versão aponta a origem à deusa grega Maya. Mas o mais importante de tudo é que maio é o mês de Maria, mãe de Jesus, segundo a igreja católica.
E no 1º domingo de maio em Portugal celebra-se o dia da mãe, por isso nada melhor presente-ala com uma boa torta.

Ingredientes 

Para a massa
1 chávena (das de chá) de farinha
½ chávena (das de chá) de açúcar
2 colheres (das de sopa) bem cheias de cacau em pó
4 ovos
Papel vegetal quanto baste
Manteiga para untar quanto baste

Para o recheio
½ litro de leite
1 chávena (das de chá) de açúcar
1 colher (das de sopa) de farinha maisena
1 colher (das de sopa) rasa de manteiga
1 colher (das de sopa) de café solúvel
3 gemas de ovos
Cacau em pó quanto baste para polvilhar

Preparação
Primeiro fazemos o recheio, comece por ferver o leite, dissolva o café solúvel e reserve. Numa vasilha bata as gemas com o açúcar até obter uma gemada clara e volumosa, junta-lhe a farinha maisena e mexa. Em fio verta a mistura de leite nas gemada mexendo sempre, verta este preparado para um tacho, vai ao lume brando mexendo sempre até engrossar. Retire e misture a manteiga, deixe arrefecer.

Agora faça a massa, separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo adicionando o açúcar aos poucos até ficarem firmes, deite as gemas nas claras e bata levemente ate ficar uma mistura clara e adiciona-lhe a farinha e o cacau peneirados, envolva tudo delicadamente. Verta a massa num tabuleiro forrado com o papel vegetal e barrado com manteiga, vai ao forno pré-aquecido a 180º graus entre 10 a 12 minutos. Desenforme sobre um pano e deixe arrefecer um pouco.

Montagem
Retire o papel vegetal e barre a massa com o recheio. Com a ajuda do pano enrole a torta e coloque numa travessa, guarde no frigorifico até servir. Antes de servi-la apare as pontas para ficarem certas e polvilhe com o cacau em pó, enfeite a gosto.



Bom apetite

Comentários

Mensagens populares