Empanadillas

Empanadillas (espanhol) é um pastel geralmente feito com uma massa recheada com vários ingredientes, normalmente frito em óleo quente ou no forno. O seu exterior é textura crocante e contrasta com a suavidade do seu interior, sendo semelhante ao utilizado nos bolinhos de massa. Muito servido em Espanha nos bares ainda quente como uma "tapa" (nome que sé dá aos petiscos nos bares em Espanha).
A empanadilla geralmente salgada com recheios que variam desde carne picada geralmente com alguns vegetais crus ou em conserva, ovo cozido picado,  picada de peixes como atum ou bonito. Nos casos das doces, pode ser batata doce, nozes, marmelo, etc. Uma das mais clássicas na cozinha espanhola na região das Astúrias e a recheada com uma mistura de atum ou bonito (um peixe igual ao atum) picado em molho de tomate e ovo picado.

A massa depois de feita e transformada em rodilhas com um diâmetro de 12 cm, geralmente fechada e selada com ajuda de um molde ou com um garfo, que no final oferece uma forma característica igual aos rissóis ou pastel de fritar.

Ingredientes 
Para o recheio
 600 g de atum em lata ao natural
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 dente de alho
 2 ovos cozidos
1 ovo batido
Pimenta a gosto
½ copo de Polpa de tomate
Azeite
Sal
Salsa

Para a massa
 250 g de farinha
1 colher de sopa de fermento de padeiro
100 ml de água
1 colher de chá de páprica
Azeite
Sal

Preparação
Massa
Desfazer o fermento em uma tigela grande com água morna e misture bem. Adicione a farinha, uma pitada de sal e um pouco de azeite. Vire para a pedra da cozinha (banca) e  amasse bem com as mãos. Volte a colocar na tigela, cubra e deixe descansar por cerca de 1 hora.


Recheio
Num tacho com um pouco de azeite adicione os alhos, a cebola e o pimentão picados e deixe estrugir um pouco, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe um pouco mais para tomar gosto. Misture o atum desfeito com a salsa picada e os ovos cozidos  picados finamente, coloque a polpa de tomate e um pouco de água. Retifique os temperos e deixe cozinhar por uns 5 minutos.


Montagem
Com um copo largo ou um molde (redondo) devida a massa em porções iguais, coloque no centro um pouco do preparado do recheio, feche. Num tabuleiro de ir ao forno coloque uma folha de papel vegetal e espalhe as empanadillas pinceladas com ovo batido dos dois lados, Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos. Sirva simples como entrada ou acompanhado com arroz branco.


Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares