Melão com chouriço crocante

Chegou o Verão e com ele a abundância do melão, nos dias quentes e radiosos de verão apetecem frutos deliciosamente refrescantes. O melão fruto por excelência desta época e dos mais frescos e ligeiros ganhando lugar de privilegio as mesa dos portugueses, transformado em sumos, batidos, sopas, gelados ou em saladas e cocktails. Alem do seu cativante sabor, o melão devido as suas propriedades e benéfico para a saúde com as suas vitaminas e minerais. Fruto ideal para diabéticos e hipertensos, recomendado para casos de gota, reumatismo, colite, artrite, sendo um bom aliado para as dietas de perda de peso, pois ajuda a desinchar o corpo, a manter um ventre liso e por ter poucas calorias ( 27 em cada 100 gramas), não engorda e até ajuda a perder peso.

Alem de tudo e um fruto muito saboroso e pode ser consumido a qualquer hora do dia, ao pequeno-almoço ou lanche, como entrada ou sobremesa, podendo acrescentar em saladas ou fazer compotas, sumos, etc. Tenha sempre atenção na hora de escolher um melão e opte sempre pelo mais pesado, assim como a sua casca que deve ser firme e sem rachas ou partes moles, que ceda nas extremidades, pois e um sinal que esta maduro. Conservar sempre em lugar fresco e arejado, não deve ser conservado no frigorífico, pois isso pode alterar o seu sabor, exceção se estiver muito maduro ou aberto, tendo o cuidado de sempre cobri-lo com película aderente.


Ingredientes
1 melão
1 chouriço de carne
Agriões quanto baste
6 colheres (das de sopa) de azeite
2 colheres (das de sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (das de chá) de mel
1 raminho de coentros frescos picados
1 malagueta vermelha (opção)
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Corte o melão em fatias grossas e retire a casca e as sementes, reserve. Pique o chouriço muito finamente e numa frigideira antiaderente frite os trocitos de chouriço até ficarem crocantes, escorra bem da gordura e reserve. Arranje os agriões e disponha numa travessa ou em pratos individuais, coloque por cima as fatias de melão e polvilhe com o chouriço crocante e coentros picados, adicione a malagueta (no caso de querer picante) bem picadinha. Regue com um vinagrete feito com os restantes ingredientes (numa tigela misture o mel com o vinagre, sal e pimenta a gosto, juntando o azeite em fio e mexendo sempre) e sirva de entrada ou 1º prato.

Bom apetite

Comentários

Mensagens populares