Bacalhau com crosta de broa e esmagada de lombarda

Não é a toa que o bacalhau é o peixe mais famoso do mundo, com uma família que ronda as 200 espécies e quase todas vivem em águas frias e salgadas do hemisfério norte. Apelidado pelos os portugueses de fiel amigo é um ingrediente tradicional na gastronomia portuguesa, seja na comida ou nos eventos com ele relacionados. Não há nada melhor que começar uma bela refeição em família e nisso o “fiel amigo” nunca noz deixa ficar mal, pois sua versatilidade e enorme como o caso deste bacalhau com broa. Um prato com tradição na qual junto com a broa, seja ela de milho ou centeio, é que a broa é ótima para acompanhar uma variedade de pratos, como este que voz trago para hoje.

Ingredientes; bacalhau
4 postas de bacalhau salgado e demolhado (lombo ou posta alta)

300 gramas de broa de milho
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher (das de sopa) de vinagre
2 colheres (das de sopa) de mostarda
Azeite quanto baste

Preparação
Triture a broa de milho juntamente com os alhos, envolva com 0.5dl de azeite e junte o vinagre. Mexa bem e reserve. Num tabuleiro de ir ao forno com o fundo forrado com a cebola em rodelas, sobreponha as postas de bacalhau com a pele para cima e barre-as com a mostarda. Cubra com o preparado de broa e leve ao forno a 190º, de 15 a 20 minutos.

Ingredientes; esmagada de couves

500 gramas de batatas com a pele e lavadas
600 gramas de couve lombarda
1 cebola pequena
4 dentes de alhos
Azeite quanto baste
Sal quanto baste

Azeitonas pretas quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Coza as batatas com a pele num tacho bem grande com bastante água. Lave as folhas de couves e rasgue-as com a mão retirando os talos mais grossos. Quando a água das batatas ferver, tempere com sal e introduza a couve e deixe cozer destapado durante uns 30 minutos. Escorra a água reservando um pouco e separe as batatas das couves. Depois das batatas frias retire-lhe as peles rejeitado-a e esmague ligeiramente as batatas. Leve ao lume um pouco de azeite com os 4 alhos esmagados e a cebola picada, deixe estrugir e junte as couves e as batatas esmagadas, misture bem e adicione um pouco do caldo reservado e deixe cozer uns 5 minutos. Borrife com vinagre e tempere com pimenta a gosto e enfeite com as azeitonas. Sirva acompanhado com o bacalhau.

Bom Apetite

Comentários

  1. Olá José! Sou fã incondicional do nosso fiel amigo e com broa então nem se fala. A esmagada de ser uma excelente companhia.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares