Berinjela Recheada

A beringela ou berinjela,ao contrario do que muitos pensam é o fruto de uma planta com o nome de Solanum melongena originária da Índia, na qual no principio era só usada como planta ornamental, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica. De fácil cultivo nos trópicos, pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. Usada no preparo de vários pratos como o cuscuz, sufle,em tortas, saladas e recheada de varias maneiras ate em lasanhas. Cozida, frita, assada ou grelhada, combina bem com pimento, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ótimo acompanhamento para vários tipos de carnes grelhadas e assadas. Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Ingredientes
3 berinjelas grandes
500 gramas de carne picada
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 tomates médios bem maduros
1/2 pimentão vermelho picado
1 ramo de salsa
200 gramas de queijo mozzarela ralada
Pimenta a gosto
Sal
Óleo quanto baste







Preparação
Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, retire a polpa das berinjelas deixando com aproximadamente 1 cm de espessura, salpique com vinagre e sal, coloque num tabuleiro, leve-as ao forno médio por 10 minutos. Pique a polpa e reserve. Numa frigideira aqueça o óleo em fogo médio e adicione a cebola, o alho e a polpa das berinjelas. Refogue até ficar bem macia e acrescente a carne, deixe cozinhar por 15 minutos ou até que esteja bem refogado. Junte o tomate triturado, o pimentão vermelho e a salsa e misture bem, tempere de sal e deixe ferver em fogo baixo aproximadamente 10 minutos.
Retire as berinjelas do forno e devida o preparado por todas, polvilhe com o queijo e volta ao forno entre 10 a 15 minutos ou até que o recheio esteja dourado e o queijo derretido. Sirva quentes ou frias.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares