Frango Lo Mein (捞面)

Lo mein alem de ser um prato, também é uma técnica chinesa de preparar massas de farinha de trigo, basicamente trata-se de saltear massas em uma work juntamente com legumes e algumas porções de carne ou marisco, geralmente utiliza-se mais o frango, porco ou camarão. As massas finas tipo espagueti ou linguine, são as mais indicadas para preparar este prato chinês, que como muitos outros pratos chineses adota a técnica ao nome do prato. Claro que para preparar este prato é fundamental utilizar uma work, Sabe o que é? , já ouviu falar?, penso que sim pois nunca sé falou tanto em panela work como agora, apesar de noz os portugueses já a muito que utilizamos algo parecido, o alguidar  ou caldeira de fazer os rojões que geralmente era em cobre.
Voltando a wok, uma espécie de frigideira redonda, um pouco diferente das tradicionais, a work tem as laterais mais altas e arredondadas, fazendo com que o fundo seja proporcionalmente menor do que o das frigideiras tradicionais. Isso faz da work um excelente utensílio na cozinha para cozinhar uma grande quantidade de alimento de uma vez e, por ser circular e aberta, permite que o líquido evapore rápido. Isso é essencial para muitas receitas como os pratos chineses, tailandeses, etc.



Ingredientes
2 peitos de frango cortado em tiras
250 gramas de linguine
150 gramas de cogumelos laminados
40 gramas de pimentão vermelho picado
120 gramas de couve lombarda cortada em tirinhas

4 colheres (das de sopa) de molho de soja
5 colheres (das de sopa) de oleo de amendoim
1 colher (das de chá) de farinha maizena
Piri-piri ou tabasco
Sal
Preparação
Num tacho grande com água a ferver e temperada de sal, coza a massa entre 4 a 6 minutos (deve ficar um pouco dura), escorra e lave em água fria e reserve. Na work aqueça 3 colheres do óleo de amendoim e frite o peito de frango até ficar bem passado, junte os cogumelos e a couve, deixe cozer uns 5 minutos mexendo sempre e apague o lume. Dissolva a maisena no molho de soja, tempere de piri-piri ou tabasco a gosto e verta por cima do frango, vai ao lume brando 1 minuto ou 2 até ficar um poço espesso, retire o preparado para um outro recipiente, reserve. Volte a por a work ao lume médio, ponha ½ colher de óleo de amendoim e saltei uma dose linguine, junte um pouco do preparado de frango, mexa bem, verta para um prato e sirva de imediato. Repita esta operação até acabar os ingredientes, normalmente da para 4 pratos.





Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares