Traductor

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Obras



Pois é, tem destas coisas que acontece sem estar previsto. Nada programado, mas surgiu a hipótese de reformar os tachos (alguns) e cozinha, sendo assim e por motivos de força maior estarei ausente por algum  tempo.
Volto assim que seja possível..............................

Bom apetite

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Berinjela Recheada

A beringela ou berinjela,ao contrario do que muitos pensam é o fruto de uma planta com o nome de Solanum melongena originária da Índia, na qual no principio era só usada como planta ornamental, tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica. De fácil cultivo nos trópicos, pertence à mesma família do pimentão. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. Usada no preparo de vários pratos como o cuscuz, sufle,em tortas, saladas e recheada de varias maneiras ate em lasanhas. Cozida, frita, assada ou grelhada, combina bem com pimento, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ótimo acompanhamento para vários tipos de carnes grelhadas e assadas. Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Ingredientes
3 berinjelas grandes
500 gramas de carne picada
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 tomates médios bem maduros
1/2 pimentão vermelho picado
1 ramo de salsa
200 gramas de queijo mozzarela ralada
Pimenta a gosto
Sal
Óleo quanto baste







Preparação
Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, retire a polpa das berinjelas deixando com aproximadamente 1 cm de espessura, salpique com vinagre e sal, coloque num tabuleiro, leve-as ao forno médio por 10 minutos. Pique a polpa e reserve. Numa frigideira aqueça o óleo em fogo médio e adicione a cebola, o alho e a polpa das berinjelas. Refogue até ficar bem macia e acrescente a carne, deixe cozinhar por 15 minutos ou até que esteja bem refogado. Junte o tomate triturado, o pimentão vermelho e a salsa e misture bem, tempere de sal e deixe ferver em fogo baixo aproximadamente 10 minutos.
Retire as berinjelas do forno e devida o preparado por todas, polvilhe com o queijo e volta ao forno entre 10 a 15 minutos ou até que o recheio esteja dourado e o queijo derretido. Sirva quentes ou frias.

Bom Apetite

sábado, 4 de outubro de 2014

Frango Lo Mein (捞面)

Lo mein alem de ser um prato, também é uma técnica chinesa de preparar massas de farinha de trigo, basicamente trata-se de saltear massas em uma work juntamente com legumes e algumas porções de carne ou marisco, geralmente utiliza-se mais o frango, porco ou camarão. As massas finas tipo espagueti ou linguine, são as mais indicadas para preparar este prato chinês, que como muitos outros pratos chineses adota a técnica ao nome do prato. Claro que para preparar este prato é fundamental utilizar uma work, Sabe o que é? , já ouviu falar?, penso que sim pois nunca sé falou tanto em panela work como agora, apesar de noz os portugueses já a muito que utilizamos algo parecido, o alguidar  ou caldeira de fazer os rojões que geralmente era em cobre.
Voltando a wok, uma espécie de frigideira redonda, um pouco diferente das tradicionais, a work tem as laterais mais altas e arredondadas, fazendo com que o fundo seja proporcionalmente menor do que o das frigideiras tradicionais. Isso faz da work um excelente utensílio na cozinha para cozinhar uma grande quantidade de alimento de uma vez e, por ser circular e aberta, permite que o líquido evapore rápido. Isso é essencial para muitas receitas como os pratos chineses, tailandeses, etc.



Ingredientes
2 peitos de frango cortado em tiras
250 gramas de linguine
150 gramas de cogumelos laminados
40 gramas de pimentão vermelho picado
120 gramas de couve lombarda cortada em tirinhas

4 colheres (das de sopa) de molho de soja
5 colheres (das de sopa) de oleo de amendoim
1 colher (das de chá) de farinha maizena
Piri-piri ou tabasco
Sal
Preparação
Num tacho grande com água a ferver e temperada de sal, coza a massa entre 4 a 6 minutos (deve ficar um pouco dura), escorra e lave em água fria e reserve. Na work aqueça 3 colheres do óleo de amendoim e frite o peito de frango até ficar bem passado, junte os cogumelos e a couve, deixe cozer uns 5 minutos mexendo sempre e apague o lume. Dissolva a maisena no molho de soja, tempere de piri-piri ou tabasco a gosto e verta por cima do frango, vai ao lume brando 1 minuto ou 2 até ficar um poço espesso, retire o preparado para um outro recipiente, reserve. Volte a por a work ao lume médio, ponha ½ colher de óleo de amendoim e saltei uma dose linguine, junte um pouco do preparado de frango, mexa bem, verta para um prato e sirva de imediato. Repita esta operação até acabar os ingredientes, normalmente da para 4 pratos.





Bom Apetite