Empadão de alheira à Zezão

Ali estava aquelas ultimas alheiras vindas de Portugal, não é a toa que foi considerada uma das 7 maravilhas gastronômica de Portugal. Ai que dar destino a elas, para quatro ao método tradicional e pouco, mas em empadão chega e sobra.

Ingredientes
2 alheiras tradicionais
2 dentes de alho
800 gramas de batatas para cozer
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada
2 gemas de ovo
100 gramas de queijo mozarella ralada
Azeite quanto baste
Sal grosso quanto baste


                                                                                                              
Preparação
Coza as batatas com a pele em água bem temperada de sal, depois de cozidas retire a pele e reduza a purê com a ajuda de um passe-vite, adiciona-lhe a manteiga e as 2 gemas de ovo, mexa bem até ficar bem homogêneo, tempere com a noz moscada. Reserve.



Numa sertã com um pouco de azeite coloque os alhos esmagados deixe aquecer e acrescente o conteúdo das alheiras desfeito e sem a pele e mexa ate aquecer tudo e deixe estrugir um pouco. Num Pirex de ir ao forno coloque um pouco do purê e espalhe as alheiras estrugidas volte a cobrir com o resto do purê e espalhe por cima o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º para gratinar, sirva simples ou com espinafres salteados.

Bom Apetite

Comentários

  1. Receita muito interessante! Eu costumava ser com as alheiras, como você é com a utilização das batatas palha de compra no bacalhau à Brás. Mas hoje em dia, considero que se pode manter a nobreza de um ingrediente, utilizando-o de maneiras diferentes.
    Gostei muito deste empadão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia (para mim ) cozinhar não é um dom ou uma arte, mas sim um estado de espirito. Não precisamos ser grandes chefes de cozinha, mas para quem gosta de uma boa mesa e de boa comida a que saber distinguir o que e inovador ou o que e uma maneira barata de simular as coisas, neste caso não nobreza, mas sim pobreza........Bom apetite

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares