Traductor

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Vol-au-vent


O vol-au-vent que se tornou moda no século XIX, é um pequeno molde cilíndrico tipo cesta feito de massa folhada tradicionalmente recheado com preparações salgadas. A parte superior é pré-cortada e pode no final ser usada como tampa, em algumas receitas também pode ser recheada com doces. Sendo individuais e são geralmente servidos como entradas, ou para snacks e cocktails.
Criado pelo ilustre chefe de cozinha Marie-Antoine Carême, um cozinheiro francês que viveu entre 1783-1833, de origem humilde este cozinheiro deixou um legado de receitas e anedotas, conhecido como um cozinheiro cheio de vida e alegria, Um belo dia Carême teve a ideia de preencher a massa folhada com um recheio. Resolveu levar ao forno vários círculos montados de massa folhada, deixando ai um de seus ajudantes a vige-ala. O ajudante surpreso vendo que crescia em forma de uma pequena torre oca gritou para seu chefe: "Antoine, elle Vol au vent “, que significa' voa ao vento'. Carême achou tanta graça que decidiu dar esse nome para sua nova criação.

Ingredientes
Massa folhada quanto baste
1 gema de ovo
2 colheres (das de sopa) de água


Preparação
Aqueça o forno a 200° C.
Estenda a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo.
Bata a gema com a água e pincele a massa com esta mistura.
Com um cortador redondo corte os círculos (cerca de 12 cm diâmetro). Sobreponha os círculos (4 por peça) e com um cortador mais pequeno volte a cortar outro circulo mais pequeno sem cortar até, retire os círculos mais pequenos e molde a massa em forma de copinhos e leve ao forno durante 15 minutos, ou até a massa cozer. Pode rechear com vários preparados, eu neste caso recheei com bacalhau com natas.

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Zézão,hoje fiz a "sua" francesinha de novo :)
    O meu obrigado pelas grandes receitas que nos tem presenteado.

    Vou colocar link no meu blogue para a francesinha e respectivo vídeo no youtube :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado
    O importante e que estejam satisfeitos..............Bom apetite

    ResponderEliminar