Lasanha de pão

Já tinha ouvido falar, mas nunca feito e como sou curioso e gosto de provar, resolvi fazer algumas aqui para a malta até chegar a esta.
Sem duvidas, não substitui em nada a tradicional lasanha, até que por ai na net a maioria das receitas são só com queijo e fiambre, algumas com um cheirinho de molho de tomate ou bechamel. Mas uma coisa é certa, rápida barata e gostosa, como refeição, deixa um pouco a desejar, mas para uma merenda ou um lanche reforçado, esta de maravilha.

Ingredientes
Um pacote de pão de forma sem crosta
200 gramas de queijo mozarela em fatias
200 gramas de fiambre em fatias
200 ml de massa de tomate
1 copo de vinho branco
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 ramo de salsa
Manteiga ou margarina quanto baste
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Oréganos secos quanto baste
Azeitonas para enfeitar
Piri-piri a gosto ou outro picante

Preparação
Comece por fazer um molho a base de tomate (tipo bolonhês), numa frigideira com um pouco de azeite coloque a cebola e o alho bem picados para estrugir, quando começar aloirar deite o vinho e deixe ferver um pouco, acrescente a massa de tomate e um pouco de água, tempere de sal e piri-piri a gosto. Deixe coser até o molho ficar bem apurado, reserve.
Num tabuleiro de ir ao forno espalhe manteiga só na parte de baixo e forre com o pão e cubra com uma camada de molho, uma de fiambre e outra de queijo, volte a repetir a operação até acabarem os ingredientes, sendo que a ultima camada seja de queijo. Enfeite com as azeitonas e polvilhe com oréganos, leve ao forno moderado entre 10 a 15 minutos.



Bom apetite




NOTA: Querendo pode excluir o molho da receita, usando apenas os outros ingredientes que é bem mais simples, porem não esquecer que com o molho vai dar aquele toque de umidade no pão e ficara muito mais parecido com uma verdadeira lasanha.

Comentários

Mensagens populares