Arroz de frango e açafrão

De sabor único é uma especiaria impar em certos pratos, o açafrão provavelmente considerado um suplemento nutricional mais completo que existe não só é utilizado para a culinária, mas também é excelente para tratamentos de câncer e muito utilizado na medicina.

Extraído dos estigmas das flores (crocus sativus ), uma planta da família das iridáceas. É utilizado desde a antiguidade como especiaria para condimentar. Na cozinha mediterrânea é muito usado no preparo de risotos, aves, caldos, massas e doces. Presencia obrigatória na paella espanhola, na qual lhe dá sabor e cor.

Considerada a especiaria mais cara do mundo, pois para se obter um quilo de açafrão seco, são necessária cerca de 150.000 flores, cultivadas numa área de aproximadamente 2000  m². Processada manualmente, num trabalho que consiste secar a flor para que sé desprenda de seus órgãos um pigmento amarelo na qual Dara a origem ao açafrão que conhecemos.


Ingredientes
2 peitos de frango
400 gramas de arroz agulha
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 colher (das de chá) de açafrão
100 gramas de paio fatiado bem fino
Azeite quanto baste
Sal quanto baste

Preparação
Corte os peitos de frango em tiras e um tacho largo com um pouco de azeite, salteia-os até começar a aloirar, acrescente a cebola e os alhos, deixe estrugir um pouco e adiciona-lhe o açafrão, mexa e deita-lhe água (para uma medida de arroz duas de água) e mexa, tempere de sal e deixe levantar fervura, reduza para lume baixo médio e deixe cozer até a água começara desaparecer. Apague o lume a deixe o arroz tapado por uns 5 minutos, findo esse tempo verta para um recipiente de ir ao forno e espalhe por cima as fatias de paio. Leve ao forno médio pré aquecido entre 8 a 10 minutos, sirva de seguida.


Bom apetite

Comentários

Mensagens populares