Feijoada Transmontana "reedição"

Ha dias como este em que nos apetece comer uma refeição forte. 
Visto isso resolvi reeditar a feijoada transmontana. Já agora que tal sabermos um pouco mais sobre a feijoada.

A feijoada um prato muito comum na culinária de países lusófonos como, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Macau, sendo um prato em que consiste num guisado de feijão com varias tipos de carnes. Segundo algumas citações e um prato com origem no Norte de Portugal variando o tipo de feijão conforme a região, (Minho e Douro litoral com feijão branco, trás-os-Montes com feijão vermelho) geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar vários tipos de enchidos. Em algumas regiões é um prato indispensável no almoço de Domingo Gordo, principalmente em Valpaços. Dizem os mais antigos que é um prato que sé deve reaquecê-la antes de servi-la, assim apura mais se tornando mais apreciada e melhor quando reaquecida. E nisso é certo a sabedoria mais antiga.




 

 Ingredientes
400 gramas de entrecosto de porco
1 chispe de porco
1 focinho de porco
1 orelheira de porco fumada
1 pernil de porco fumado
1 salpicão
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1 kg de feijão encarnado
1 couve lombarda ( couve tipo repolho )
4 cenouras
3 cebolas
4 dentes de alho
4 tomates bem maduros
3 colheres ( de sopa ) de azeite
1 colher ( de sopa ) de banha
salsa
louro
pimenta
sal grosso
malagueta



Preparação

24 antes ponha o feijão de molho e 12 horas antes salpique as carnes frescas com sal, lave as carnes fumadas e deixe de molho em água fria

No dia ponha inteiro o entrecosto, o chispe, a orelha e o focinho lavados do sal a cozer com os feijões e o louro, a parte coza as carnes fumadas,no fim corte-as aos pedaços. Escalde e ferva os enchidos por 2 ou 3 minutos.
Os enchidos,as cenouras descascadas, a couve lavada e cortada em 4 e as 2 cebolas descascadas e inteiras junte-os aos feijões que estão a cozer, acrescente água se necessário, quando estiver tudo cozido apague o lume e retire as carnes, os enchidos e as cenouras. As carnes corte aos pedaços, as cenouras e os enchidos as rodelas e reserve.

Num tacho bem grande em lume brando, deite o azeite e banha e a outra cebola picada, os alhos esmagados, faça um refogado leve e quando a cebola ficar translúcida, junte a salsa picada e os tomates esmagados. Tempere de pimenta e malagueta a gosto, apure e acrescente caldo de cozer o feijão. Por fim adicione tudo, (carnes, feijões e legumes )verifique se esta bom de sal e levante fervura, deixe apurar e apague o lume. Pode servir com um arroz branco.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares