Arroz de frango com alcachofras e amêijoas


A alcachofra é uma planta que pode atingir os 2 metros de altura dando origem a uma flor pertencente a um grupo de flores que cujas as sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Produto comestível e muito apreciado quando ainda na fase inicial sendo essa a razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flor aberta endurecem as brácteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.

A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio). No cotidiano urbano, ela pode ser encontrada em feiras, mercados de frutas ou supermercados na seção dos legumes, como uma inflorescência muito jovem, ainda sem pétalas (flor). Nessa fase, sua parte comestível corresponde às brácteas, folhas modificadas que protegem a inflorescência.

Sendo o seu consumo preferível cruas em saladas para aproveitar todas as suas propriedades, (Tonifica o fígado e melhora as suas funções, ajuda a expulsar gorduras através da bílis, muito boa para diabéticos,produz um efeito diurético para artrite, obesidade, gota, etc.) cozidas, nas brasas ou feitas ao forno com um fio de azeite, na qual pode servir de acompanhamento a inúmeros pratos.

Para fazer ao forno basta lava-las bem em água fria, retirar o talo e espalma-las um pouco, colocar em um tabuleiro com um fio de azeite por cima e um pouco de sal. Levar ao forno médio por uns 20 minutos, servir simples ( sua parte comestível é todo o interior e as partes mais tenras das folhas) como uma entrada.


Ingredientes
300 gramas de arroz
400 gramas de peito de frango
6 alcachofras
250 gramas de amêijoas
1 dente de alho
Azeite
Sal a gosto


Preparação
Colocar a amêijoas em água fria com sal, para que perda alguma areia que tenha.Limpar as alcachofras eliminando o talo, as pontas e as folhas exteriores e duras, ficando só com a parte de dentro. Depois de limpas corta-las em laminas.
Num tacho largo aquecer um pouco de azeite e dourar o alho descascado e esmagado, acrescentar as laminas de alcachofras e refolgar um pouco mexendo sempre, juntar os peitos de frango em pedaços pequenos e refolgar até dourar um poço e acrescentar a medida de arroz e o dobro da medida em água, temperar de sal. Deixar levantar fervura e cozer durante uns 5 minutos, acrescentar as amêijoas e reduzir o lume, deixar cozer entre 10 a 15 minutos. Apagar o lume e deixar repousar antes de servir.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares