Migas de alheira com acelgas e batatas

Quando o tempo é pouco para preparar uma refeição, muitas vezes as pessoas tem tendência em recorrer ao fast food (comida rápida), passando ao lado de coisas simples e fáceis de preparar como uma alheira. Não sendo confeccionada inteira, mas sim desfeita, uma forma simples de preparar alheiras, mantendo aquela harmonia clássica da ligação com as batatas e os grelos cozidos. Também é uma maneira de não sé preocupar com o eventual problema de elas rebentarem.
Tão simples de preparar, pois sempre podemos ter aqueles restos de batatas que sobraram, no frigorifico sempre há algo de verduras e uma alheirazinha na despensa. Querem mais rápido que isto???
No meu caso tinha por aqui umas acelgas, uma verdura com muita fibra, também conhecida por beterraba branca. Sendo uma das verduras mais ricas em vitaminas A e C , boas para problemas do coração, colesterol, pele, cabelo, etc. A acelga é muito apreciada na culinária, sendo utilizada em pizzas, em forma de bolinhos fritos, mas principalmente cozidas com batata cortada em pedaços e temperada com alho frito em azeite por cima

Ingredientes
500 gramas de batatas cozidas com a pele
1 alheira
1 dente de alho
1 molho de acelgas
Azeite quanto baste
Flor de sal quanto baste


(Espertos em Gastronomia aconselham usar a flor de sal usando no final da preparação dos alimentos, até mesmo a própria mesa, e é recomendada especialmente para saladas, carnes grelhadas, peixe e legumes. Tendo a atenção de usar menos sal do que a quantidade normal, porque é mais puro e dissolve-se facilmente com os sucos dos alimentos ou na boca sem dificuldade)

Preparação
Comece por tirar às peles as batatas e parti-las aos pedaços, reserve. Num tacho com água a ferver e temperada com flor de sal, escalde as acelgas devidamente arranjadas e limpas (colocar e retirar imediatamente), reserve. Numa sertã em lume médio com um fio de azeite coloque o alho esmagado e deixe alourar um pouco, acrescente a alheira esmagada e mexa sempre durante uns 5 minutos (a alheira vai largar um pouco de gordura), junte as batatas e envolva tudo até as batatas começarem a dourar. Adicione as acelgas e baixe o lume, volte a envolver tudo e apague o lume, tape e deixe repousar um pouco para harmonizar os sabores.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares