Bacalhau cozido com todos

Aqui estamos noz nesta época do ano, aquela em que mais sé utiliza o bacalhau, seja cozido, gratinado, grelhado ou assado, não pode faltar na noite de consoada (dia 24, noite de ceia), mesmo que haja outros pratos para servir. Por isso a tempo e horas deixo aqui uns conselhos sobre o bacalhau para que não falte na vossa mesa na noite de ceia.

Um dos grandes segredos esta no corte, pois dele pode originar a melhor maneira de aproveitar o bacalhau, sendo o corte tradicional (Veja aqui ) o que melhor aproveita o bacalhau.

Consiste em dividir nas seguintes partes, aba, lombo, posta alta, posta media ou fina e o rabo. A parte da cabeça vende-se em separado, considerado por muitos como a melhor parte do bacalhau, pois é mais saborosa que o corpo, normalmente chamadas de caras.

O bacalhau peixe muito integrado na gastronomia portuguesa, fazendo dos portugueses os maiores consumidores de bacalhau do mundo. Cozido na Consoada de Natal, juntamente com batatas, cenouras e couves, brócolos ou grelos, é uma regra inquebrável nos hábitos alimentares portugueses para este dia. Conhecido com nome de bacalhau cozido com todos (pois junta o fiel amigo com o melhor da horta), aqui deixo uma receita bem simples e fácil.

Recordo que esta receita um prato muito típico na noite de 24 de dezembro, que tem por todo Portugal varias versões. Desde de coser o bacalhau a parte, ou fazer uma moira com azeite, alhos e um pouco de água de cozer o bacalhau, em certos lugares usam um pouco de banha derretida, etc. Eu pessoalmente gosto de depois de escorrer e colocar na travessa, cortar um dente de alho em laminas e espalhar por cima antes de regar com azeite.

Ingredientes (4 pessoas)
4 postas medias de bacalhau seco e de-molhado
1 quilo de batatas brancas
½ quilo de cenouras
Azeite quanto baste
Brócolos, couves ou grelos quanto baste

Preparação
Descasque as batatas e as cenouras, lave os brócolos ou a verdura que tiver escolhido. Corte as batas ao meio e as cenouras ao comprido e juntamente com a verdura, leve a cozer em um tacho com bastante água. Quando levantar fervura acrescente as postas de bacalhau e deixe acabar de cozer, escorra e verta para uma travessa, regue com um bom fio de azeite
.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares