Porto Tónico

Mais umas férias que chegaram a fim e nestas afastei-me o mais possível da gastronomia, ou seja nada de buscar coisas novas, simplesmente só rever família e amigos. Mas mesmo assim acabei por descobrir algo novo em Portugal, uma bebida que assenta como uma luva para a volta ao blog depois das férias, que sempre regresso com uma bebida. Nas ultimas férias comecei as publicações com um Gin Tónico e quando provei esta nova versão (tónica), vi logo que era a bebida ideal pra o regresso.
Parece que esta bebida foi a grande moda neste verão, nas mais badaladas esplanadas do Porto e Lisboa, assim como no Algarve e um pouco por alguns pontos turísticos de Portugal. Uma bebida “made in Portugal”, estilo Zé povinho, mas que pegou de moda. Com teor de álcool mais baixo e bem mais fácil de preparar que um gin tónico.
 Uma mistura de vinho do porto e água tónica, assim nasceu o Porto Tónico que depois de pesquisar um pouco descobri que já enamorou prestigiosos barmans de Londres e Nova York, e que alem do porto tónico descobriram no vinho do porto um forte aliado no preparo de coquetéis.

Esta bebida bem refrescante parece que já nasceu na cidade do Porto a alguns anos, numa altura que estava de moda coquetéis inovadores, entrando de moda agora graças ao gin tónico, seu principal rival. Com um leque de fãs de menos idade ou até pessoas mais conservadoras, mas com vontade de provar bebidas diferentes. Normalmente prepara-se com vinho do porto branco extra seco, mas pode-se utilizar um porto tinto ou rosado, em versões mais recentes em vês de uma simples rodela de limão com folhas de menta, usa-se frutos vermelhos, rodelas de pepino, etc. Sendo fundamental usar um copo alto (tipo tubo) para poder saborear todo o seu aroma. Com um sabor particularmente afrutado, pode ser servido como um aperitivo ou como acompanhamento para petiscar. A receita que deixo e a clássica, sendo fácil inovar e fazendo a sua a seu gosto, com vinho do porto branco ou tinto decorado a seu gosto.

Normalmente as medidas são de 1 parte de vinho do porto para 3 de água tónica, ficando a seu critério e gosto a aumentar a quantidade de vinho do porto na qual lhe dará mais teor alcoólico.

Ingredientes
¼ de vinho do porto branco
¾ de água tónica de sua preferência (prefira sempre uma de boa qualidade)
2 rodelas de limão
2 folhas de menta
Gelo quanto baste



Preparação
Num copo alto ponha o vinho do porto com gelo, decore com as rodelas de limão e as folhas de menta e preencha com a água tónica.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares