Traductor

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Costeletas de porco ao mel

Sé tivesse que escrever sobre o mel teria aqui muito que contar Ele é um faz tudo! Tão indispensável como o açúcar, o mel adoça, engrossa , etc. . Um produto indispensável em qualquer cozinha. Vai bem com tudo, especiarias como gengibre, canela, cravo e noz-moscada, frutas secas e mostarda , carnes gordas, porco, pato e salmão, vegetais,rabanete, nabo, cenoura, aipo, etc.
Possui um alto poder adoçante, 2 colheres de mel, equivale a 3 de açúcar. Amacia as carnes e da um toque especial aos assados, É um potencia-dor de sabores nos alimentos. Enfim muito teria que dizer.



Ingredientes
4 costeletas de porco
1 cebola media
1 pimentão verde
2 colheres (das de sopa) de mel
Pimenta a gosto
Sal
Azeite


















Preparação
Numa sertã com um fio de azeite coloque a cebola bem picada e deixe alourar um pouco em lume médio, mexendo sempre. Acrescente as costeletas e vire varias vezes até adquirir um aspecto dourado e acrescente o pimentão limpo e picado, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozer sempre em lume médio. Quando as costeletas estiverem prontas, apague o lume e deite por cima o mel e deixe 2 o 3 minutos até fundir-se com o preparado. Sirva com legumes cosidos.

Bom Apetite

domingo, 21 de junho de 2015

Tagliatelles com Brócolos e bechamel


Ai dias assim que depois de um dia de trabalho necessitamos algo para repor as forças, algo mais saudável sem qualquer gordura animal,  utilizando um legume como os brócolos que são ricos em vitamina A e C, fósforo, acido fólico, potássio e ferro, tornando-se assim em um alimento muito importante para a saúde. Assim como as massas que ajudam a reduzir o índice glicêmico de um alimento, sendo de grande benefício nutricional. Esta demonstrado cientificamente que quando a massa estiver combinada com outros alimentos saudáveis pode diminuir o índice glicêmico de uma refeição de massas. Uma refeição com base em massas + outros ingredientes saudáveis = a comida menor índice glicêmico = refeição mais nutritiva e de enchimento.

Ingredientes

300 gramas de massa tagliatelles (talharins)
150 gramas de brócolos
Molho bechamel quanto baste ( Aqui )
Nota; para que fique mais saudável, substitua a manteiga por azeite.


Preparação
Cozer os tagliatelles em bastante água temperada de sal, uma vez cozida passar por água fria para que não sé pegue e salteie com um pouco de azeite e reserve, entretanto coza os brócolos AL dente em água temperada com pouco sal. Em um tabuleiro de ir ao forno colocar os tagliatelles alternado com os brócolos e cobrir com o molho bechamel, remexer um pouco e levar a forno pré-aquecido a 200ºC e gratinar uns minutos. Salpique com queijo parmesão ralado na hora de servir.


Bom apetite

sábado, 13 de junho de 2015

Arroz de frango com alcachofras e amêijoas


A alcachofra é uma planta que pode atingir os 2 metros de altura dando origem a uma flor pertencente a um grupo de flores que cujas as sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Produto comestível e muito apreciado quando ainda na fase inicial sendo essa a razão de seu cultivo comercial. Ao se transformar em flor aberta endurecem as brácteas e não podem mais ser aproveitadas para consumo.

A alcachofra tem como valor nutritivo a vitamina C e sais minerais (ácido fólico, magnésio e potássio). No cotidiano urbano, ela pode ser encontrada em feiras, mercados de frutas ou supermercados na seção dos legumes, como uma inflorescência muito jovem, ainda sem pétalas (flor). Nessa fase, sua parte comestível corresponde às brácteas, folhas modificadas que protegem a inflorescência.

Sendo o seu consumo preferível cruas em saladas para aproveitar todas as suas propriedades, (Tonifica o fígado e melhora as suas funções, ajuda a expulsar gorduras através da bílis, muito boa para diabéticos,produz um efeito diurético para artrite, obesidade, gota, etc.) cozidas, nas brasas ou feitas ao forno com um fio de azeite, na qual pode servir de acompanhamento a inúmeros pratos.

Para fazer ao forno basta lava-las bem em água fria, retirar o talo e espalma-las um pouco, colocar em um tabuleiro com um fio de azeite por cima e um pouco de sal. Levar ao forno médio por uns 20 minutos, servir simples ( sua parte comestível é todo o interior e as partes mais tenras das folhas) como uma entrada.


Ingredientes
300 gramas de arroz
400 gramas de peito de frango
6 alcachofras
250 gramas de amêijoas
1 dente de alho
Azeite
Sal a gosto


Preparação
Colocar a amêijoas em água fria com sal, para que perda alguma areia que tenha.Limpar as alcachofras eliminando o talo, as pontas e as folhas exteriores e duras, ficando só com a parte de dentro. Depois de limpas corta-las em laminas.
Num tacho largo aquecer um pouco de azeite e dourar o alho descascado e esmagado, acrescentar as laminas de alcachofras e refolgar um pouco mexendo sempre, juntar os peitos de frango em pedaços pequenos e refolgar até dourar um poço e acrescentar a medida de arroz e o dobro da medida em água, temperar de sal. Deixar levantar fervura e cozer durante uns 5 minutos, acrescentar as amêijoas e reduzir o lume, deixar cozer entre 10 a 15 minutos. Apagar o lume e deixar repousar antes de servir.


Bom Apetite

sábado, 6 de junho de 2015

Secretos de porco ao forno

O "secreto" é uma peça de carne do porco muito suculenta, que se esconde no interior do toucinho gordo, conhecido como a manta de toucinho, entre a primeira e segunda camada. É um músculo que, num animal adulto, ronda as 600 gramas, as duas peças. Quando se prolonga o corte a outro músculo vizinho mais abaixo, pode pesar de 700/800 gramas, mas esse bocado é mais rijo e menos suculento. Sendo a de porco preto ou ibérico o mais requisitado, conhecido em Portugal como porco Alentejano, A raça ibérica é uma raça de porco que é nativa da área do Mediterrâneo, o porco ibérico, cuja única origem pode ser rastreada até os tempos antigos, é encontrado em rebanhos agrupados no território central e sul do Península Ibérica (Portugal e Espanha).

Ingredientes
2 peças de secretos (600 a 900 gramas)
2 dentes de alhos
1 limão
600 gramas de batatas miúdas
2 colher (das de sopa) de flor de sal
Pimenta a gosto
Azeite

Preparação
Tempere os secretos com os alhos laminados, pimenta a gosto e um pouco de flor de sal. Esprema o sumo do limão e deixe repousar por uma hora, entretanto lave bem as batatas e ponha a cozer com a pele em água com o resto da flor de sal, estando cozidas escorra e reserve. Num tabuleiro de ir ao forno coloque os secretos com as batatas a volta, leve ao forno na grelha do meio na potencia máxima só com o grill ligado. Grelhe 10 minutos de cada lado e sirva de imediato.

Outra sugestão

Bom Apetite