Traductor

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sandes de salsicha com chucrete

Os alemães chamam-lhe "Wurst mit Sauerkraut", em Espanha "Perritos con chucrut" e por aqui seria "Salsitxes amb xucrut". Aqui esta uma maneira diferente de apresentar este hot-dog. O chucrete sendo um prato típico da culinária alemã, é consumido em todo o mundo tendo diversas receitas para prepará-lo, sendo mais tradicional na qual utiliza apenas repolho, água e sal.

Feito com repolho de boa qualidade (firmes, sem partes estragadas, sadios), retirando as folhas de cima e mais velhas, ficando só as folhas de dentro que são cortadas em tiras bem finas seguindo para uma fermentação que transforma o repolho em chucrute. Uma fermentação lática utilizando uma grande quantidade de sal para evitar a degradação por micro-organismos indesejados e facilitar o desenvolvimento das bactérias de fermentação lática. O repolho deve ser pressionado no tanque onde estiver sendo salgado, na qual no fim da fermentação os tanques são vedados e posteriormente levados para serem enlatados. Este processo era feito manualmente em boa parte das casas na Alemanha, mas hoje em dia já o compramos em boas superfícies comerciais. Um alimento considerado benéfico para a saúde, pois ajuda a reduzir o açúcar do sangue, previne o câncer, além de ajudar a digestão, sendo um grande aliado na perda de peso.

Ingredientes
4 pãezinhos tipo brioche integral
4 salsichas Frankfruter
1 cebola doce (media)
1 frasco pequeno de chucrete (120 gramas)

4 pepinos pequenos avinagrados
4 colheres (das de sopa) de maionese
4 folhas de alface
4 fatias de queijo emmental



Preparação
Misturar a maionese com os pepinos e a cebola bem picado, reservar. Abrir os pãozinho ao meio e barrar a parte de baixo com a maionese preparada e cobrir com a alface tracejada, colocar o queijo em tiras com as salsichas laminadas e cobrir com o chucrete. Fechar com a parte de cima do pãozinho e sirva.



Bom Apetite

sábado, 15 de agosto de 2015

Pãezinhos com peru e beterraba

Aqui esta mais uma receita de sandes, ideal para aquele dia de praia ou piscina, leve e fresca. Com um ingrediente que é adorado por muito pouca pessoas, a beterraba.

Quer goste ou não devia de ser um ingrediente a incluir na alimentação com alguma regularidade. A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes, um ótimo anti.inflamatório que ajuda a prevenir o envelhecimento e a purificar o sangue. Alem disso é um dos milagres da natureza na prevenção do cancro assim como na ajuda de limpar o fígado. Sendo um alimento versátil, pode ser comida crua, cozida, adicionado a sopas e guisados. De preferência crua em saladas.para poder usufruir de todas as suas propriedades.

Ingredientes
4 pãezinhos de sésamo

1 cenoura ralada
1 maça golden ralada
½ cebola em tiras bem finas
Sumo de um limão
2 colheres (das de sopa) de óleo de girassol
1 beterraba roxa cozida ( compra-se já cozida e embalado inteira ou cortada)
200 gramas de peito de peru cozido embalado

Preparação
Numa taça com tampa misturar a maça,a canoura e a cebola com o óleo e o sumo do limão. Guardar tapado no frigorifico cerca de 1 hora. Cortar o peito do peru em tiras finas e a beterraba em fatias, reserve. Monte as sandes da seguinte maneira, abra os pãezinhos, sobre a base de baixo coloque a mistura com o óleo e limão escorrido, cubra com peito de peru e beterraba e a parte de cima do pãozinho. Sirva.


Bom Apetite

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Lombo de porco ao alho

Um pouco mais reconfortante, mas comido com moderação, torna-se numa boa refeição como naqueles dias de picoteo para beber uma cervejinha bem gelada. Sendo a carne de porco a base de boas receitas e pitéus com imensa utilização, na qual o seu sabor a chave de sucesso. Para tornar uma refeição mais completa sirva com legumes salteados, ou simples com umas rodelas de ananás.

Ingredientes
400 gramas de lombo de porco da parte do cachaço (sé possível ibérico)
1 cabeça de alhos
Tomilho que baste
Sal e pimenta a gosto

Azeite quanto baste

Preparação
Corte o lombo em bifes e tempere com sal e pimenta (eu utilizo sempre escamas de sal e pimenta moídos na hora), deixe repousar uns 15 minutos. Numa sertã com azeite quente dourara os bifes de lombo de ambos os lados, retirar e reservar no prato que vai servir. No mesmo azeite colocar o tomilho e os alhos laminadas para dourar, vire o preparado ainda quente sobre o lombo e sirva, porá tornar uma refeição mais completa sirva com batatas e feijão verde pré-cozido e salteados.


Bom Apetite

sábado, 8 de agosto de 2015

Caracoletas de queijo e fiambre

O queijo e o fiambre , muito versátil na hora de preparar um lanche ou uma entrada. Desde umas sandes simples ou mais complexas e bem elaboradas, assim como mistos quentes. Querendo lembrar um pouco as celebres mistas quentes , hoje proponho fazer uns caracóis de massa com queijo e fiambre para uma entrada ou até para um lanchezinho como foi o caso destes.

Ingredientes
500 gramas de farinha sem fermento

40 gramas de fermento de padeiro
200 gramas de queijo fatiado
200 gramas de fiambre fatiado
80 gramas de manteiga (temperatura ambiente)
80 gramas de açúcar
1 copo de leite
3 ovos

Sal fina
1 colher (das de sopa) de oréganos
Raspa da casca de um limão

Preparação
 Numa tigela junte 100 gramas da farinha, 2 ovos e o fermento dissolvido em um pouco de leite morno. Amasse bem e deixe levedar por uns 30 minutos. Entretanto bata o açúcar com a manteiga e uma pitada de sal, acrescente a raspa do limão e a massa já levedada com a restante farinha. Amasse bem e deixe repousar mais 30 minutos. Estenda a massa sobre um superfície enfarinhada com a ajuda de um rolo, distribua as fatias de fiambre, cobrindo com o queijo e polvilhe com os oréganos. Enrole formando um rolo e corte em fatias de 2 cm de espessura, distribua em um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele com o outro ovo batido,deixe repousar um pouco. Leve ao forno pré-aquecido 180º entre 25 a 30 minutos. Retire as caracoletas e sirva quentes ou frias.

Bom apetite

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Salada de feijão branco de conserva

Muito sé poderia falar sobre as conservas, podemos dizer que hoje em dia é um grande aliado na cozinha, e certo que historicamente alguns métodos alteraram drasticamente o caráter de alimentos enlatados. 
Em muitos casos, estas alterações tornaram-se as qualidades desejáveis, tais como queijos e iogurtes, picles, por exemplo. Os alimentos em conserva servem para evitar a deterioração (perda de qualidade, ou comestibilidade de valor nutricional). Isto é geralmente conseguido, impedindo o crescimento de leveduras, fungos e outros microrganismos, assim como retardar a oxidação de gorduras que causam o ranço. Também incluem processos que inibem a descoloração natural que pode ocorrer durante a preparação dos alimentos, tais como escurecimento enzimático reação que acontece após o corte. Em alguns casos servem para manter ou melhorar o valor nutricional, textura e sabor, etc.

Ingredientes
1 lata de feijão branco em conserva (400 gramas)

100 gramas de bacon fumado
1 chouriço vermelho de colorau
1 chouriço de vinho
1 colher (das de chá) de oréganos secos
3 dentes de alho
1 colher (das de sopa) de mostarda em grãos (Maille àl Ancienne)
100 gramas de pimento vermelho picado
1 colher (das de sopa) de vinagre de maça
4 colheres (das de sopa) de azeite virgem extra suave
Pimenta branca (moída na hora) quanto baste
Flor de sal (moído na hora) quanto baste

Preparação
Comece por preparar um molho da seguinte maneira. 
Ferver os dentes de alhos com a pele em água temperada de sal durante 2 minutos, retirar da água e limpar das peles. Numa taça misturar a polpa dos alhos cozidos com a mostarda, e o vinagre, acrescentar o azeite pouco a pouco mexendo sempre. Tempere de flor de sal e pimenta, reserve. Numa sertã antiaderente (sem gordura) saltear o bacon cortado em troços, quando começarem a dourar, retirar e dourar os chouriços as rodelas. Numa saladeira colocar os feijões escorridos e misturar com o pimento, o bacon e os chouriços. 
Salpique com os oréganos e sirva temperado com o molho preparado.



Bom apetite

domingo, 2 de agosto de 2015

Bolo salgado de fiambre



Nem sempre os bolos têm que ser doces, e exatamente o que eu proponho para a merenda de hoje, trocar a chávena de café ou chá por uma cerveja e uma boa fatia de bolo salgado

Ingredientes
400 gramas de farinha com fermento

3 ovos
1 chávena (das de chá) de leite
1 colher (das de café) de sal
1 colher (das de sopa) de coentros secos

2 colheres (das de sopa) de açúcar
100 gramas de manteiga
150 gramas de fiambre

Preparação
Bata os ovos com a farinha, o leite e a manteiga derretida, adiciona o açúcar, o sal e os coentros e continue a bater. Numa forma de buraco untada com manteiga e polvilhada com farinha, verta o preparado alternando com as fatias de fiambre. Termine com um pouco de preparado e polvilhe com farinha, deixe repousar um pouco. Leve ao forno pré-aquecido 180 º durante uns 45 minutos ou até ficar cozido. Retire e deixe esfriar um pouco, desenforme e sirva.


Bom apetite

sábado, 1 de agosto de 2015

Espetadas de salsicha fresca

É mesmo no verão que bate aquela vontade de fazer uma boa churrascada, mas nem sempre e possível, pois é meus amigos hoje deu-me essa vontade. Cheguei da piscina (que rico dia) e com alguma fome, abro o frigorifico vejamos!!!,” tem que ser algo rápido e ligeiro, hora aqui esta umas salsichas frescas”.
 Resolvi fazer umas espetadas e graças ao meu grelhador elétrico e a fumaça liquida pode enfatizar o efeito de brasas, até parecia que estava no campo.

Ingredientes
6 salsichas frescas
200 gramas de bacon em fatias
½ pimento verde
½ pimento vermelho
1 cebola doce das grandes
Mistura de 5 pimentas (procure nos super na parte das especiarias uns moinho que já traz esta mistura)

fumaça liquida quanto baste (opção)
Azeite quanto baste
Sal



Preparação
Descasque a cebola e corte em quartos, lave os pimentos e retire as sementes e corte em quadrados.Corte as salsichas em três partes e m espetos de madeira alterne pedaços de salsicha, pimentos, cebola e bacon, estando todas as espetadas feitas regue com um pouco de azeite,tempere-as de sal e pulverize um pouco de fumaça liquida. Num grelhador elétrico já quente, grelhe-as cerca de 15 minutos dando a volta quando necessário. Sirva com uma boa salada.



Bom Apetite