Dia dos namorados com arroz doce

Amanha é dia dos namorados, ou seja, dia de São Valentim em muitos países aonde celebram o Dia dos namorados. Sugestões para esse dia são muitas, principalmente gastronômicas, umas até bem complicadas. Mas sé a intenção e agradar a pessoa amada, nada de complicações, bastam fazer o que ela gosta, nem que seja um pãozinho quente com manteiga. Eu por exemplo vou fazer um arroz doce na qual a minha namorada que esta comigo a 25 anos e o que mais gosta como doce.

Já agora quem foi São Valentim ??

Na antiga Roma o imperador Cláudio II, proibiu a realização de casamentos. Cláudio acreditava que os jovens, se não tivessem família, iam alistar-se no exercito, na qual ele estava empenhado em formar um grande e poderoso exército. No entanto, um Padre continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. As cerimônias eram realizadas em segredo até que foram descoberta e o padre foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas havia uma jovem cega, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar o padre. Os dois acabaram apaixonando-se. 
Milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O padre chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “do seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada em muitas cartas de amor. Valentim era o nome do padre que foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Esta data foi sempre comemorada pela igreja católica até 1799, na qual depois desse ano deixou de ser celebrada em função da precariedade de comprovações históricas que levam em questão até mesmo a sua veracidade.

Ingredientes

200 gramas de arroz Carolino (preferência)
200 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga
1/2 litro de leite
6 gemas de ovo
2 paus de canela
Casca de limão que baste
1 pitada de sal
Canela em pó que baste para enfeitar

Preparação
Leve ao lume água suficiente para cozer o arroz ( 1 medida de arroz para 2 e 1/2 de água) com a manteiga, os paus de canelas, a casca do limão e a pitada de sal e deixe ferver. Adicione o arroz e deixe cozer até evaporar quase toda a água, mexa bem.
Baixe o lume para médio e junte o leite quente aos poucos, mexendo sempre e deixe cozinhar. 
Quando adicionar a ultima parte de leite ( reserve um pouco do leite ), junte também o açúcar e misture bem ao arroz, deixe cozer um pouco ate que fique cremoso. Bata as gemas numa tigela juntamente com o pouco de leite que reservou, mexa bem e rápido para que não coza as gemas, verta depois para o tacho com arroz mexendo sem para e desligue o lume. Rejeite os paus de canela e a casca do limão, verta para uma travessa ou distribua em pratos, deixe arrefecer e enfeite com canela em pó.

Bom Apetite


Comentários

  1. É quase igual ao que eu faço e posso garantir que é uma delícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que as receitas variam sempre de região para região, esta aprendi com a minha mãe, e as coisas feitas com carinho e amor sempre são uma delicia ..........Bom apetite

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares