Beef Wellington

O Beef Wellington, uma receita anglo-saxônica muito popularizada em programas de culinária, sendo o Chefe Gordon Ramsay (16 estrelas Michelin) um dos principais. Nada menos que um lombo de boi ou vitelo embrulhado em massa-folhada (solomillo en hojaldre, como dizem nuestros hermanos) com foie-gras (patê de fígado de pato), cebola, cogumelos e presunto de Parma. Segundo conta a historia na qual não sé da por verídica, o 1º duque de Wellington, Arthur Wellesley mandou fazer para comemorar a vitoria da batalha de Waterloo contra Napoléon Bonaparte. A este senhor gostava-lhe a mistura de foie-gras com a carne, sendo verdade ou não hoje em dia este clássico da cozinha esta espalhado por todo o mundo com varias versões de recheio. Com uma apresentação elegante digna de um banquete, apesar de parecer complicado e uma receita bem simples de fazer na qual o sucesso depende da qualidade dos ingredientes.

Ingredientes
1 Kg de lombo de boi ou vitelo
500 gramas de setas ou cogumelos frescos
330 gramas de bacon fumado ou presunto de Parma
150 gramas de foie-gras
1 cebola
1 dente de alho
2 colheres (de sopa) de mostarda
1 folha de massa folhada
1 ovo
Sal grosso que baste
Pimenta preta (moída na hora) a gosto
Azeite virgem extra que baste



Preparação
Temperar o lombo com sal e pimenta e marcar em uma sertã com azeite de todos os lados até que fique bem dourado, reserve. Triture os cogumelos com a cebola e o alho (Gordon Ramsay gosta de por um pouco de castanhas e tomilho fresco) e numa sertã com um pouco de azeite frite até desaparecer a água dos cogumelos. Tempere de sal e pimenta e junte o foir-gras misturando bem até ficar uma pasta bem homogênea, deixe esfriar.

Montagem
Espalhar mostarda em todo o lombo até cobrir bem, reserve. Numa parte da pedra da banca da cozinha estenda um pouco de filme plástico na qual sé faz uma cama com o bacon e por cima espalhamos bem a pasta de cogumelos. Colocar o lombo em cima e embrulhar apertando com o filme como sé fosse um rebuçado e levar ao congelador uns 15 minutos. Voltar a estender mais um pouco de filme com a massa folhada por cima, colocar o lombo sem o outro filme e voltar a embrulhar tipo rebuçado, volta ao congelador mais uns 15 minutos. Retirar do congelador, retirar o filme e por em cima de uma folha de papel de forno num tabuleiro largo, pincelar bem com ovo batido e salpicar com sal grosso. Levar ao forno pré-aquecido 200º durante uns 30 minutos aproximadamente. Servir simples ou com salada, pois o beef tem que ser o único protogonista.


Aqui deixo algumas fotos para perceberem como o processo e fácil.






Principais ingredientes  





Marcar a carne






Bacon e pasta de cogumelos em cima do filme






Embrulhado para ir ao congelador 15 minutos






Em cima da massa folhada para novo embrulho





Pronto para mais 15 minutos no congelador






Pincelado com ovo e sal grosso por cima 





Depois de 30 minutos em forno a 200º

                                                           Pronto a servir


Bom Apetite

Comentários

  1. Ficou perfeito Zé! Nunca me atrevi a fazer! Adorava provar uma fatia desse que tem um aspeto maravilhoso! Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vaya lujazo de receta Jose,me encanta, besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias.....Sé provasses te encantaria más,esta muy sabroso.............

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares