Salada de batatinhas e mozzarella com vinagrete de mostarda

Este fim de semana deu-me outra vez para saladas ( há dias assim) e esta bem pratica e rápida com um sabor forte e bem pronunciado para estes dias de inverno. Muitas pessoas às vezes me põe questões de; “Qual o tipo de azeitonas usar entre pretas e as verdes?”

Aqui vamos usar azeitonas pretas de sabor intenso e terroso, que combinam bem com este tipo de saladas. Em geral as azeitonas pretas combinam bem com saladas fortes. Já as verdes que são de um sabor mais fresco, são ideais para saladas mais suaves e leves.

Atualmente as azeitonas são considerada boas para o coração, ricas em gorduras poli-insaturadas que ajudam a evitar o entupimento das artérias, reduzindo o risco de distúrbios cardiovasculares. Também possui ácidos graxos, principalmente o oleico, que controlam os níveis de colesterol. Mesmo assim não abusem devido ao sal usado na sua maturação.

Ingredientes

600 gramas de batatas pequenas
100 gramas de mozzarella fresca
150 gramas de tomates cherry
1 cebola roxa
1 folha de louro
1 rama de salsa
Azeitonas pretas que baste

Para a vinagrete
6 colheres (de sopa) de azeite virgem
2 colheres (de sopa) de mostarda
1 colher (de sopa) de vinagre
Sal fina que baste
Pimenta a gosto


Preparação
Lavar as batatas com a pele e colocar a cozer em água temperada com sal e a folha de louro durante 20 a 25 minutos, deixe esfriar. Depois de frias corta-las ao meio e colocar numa saladeira juntamente com a cebola cortada em rodelas finas, os tomates cortados ao meio, a mozzarella cortada em pequenos pedaços e as azeitonas, misturar tudo suavemente e reserve. Prepare a vinagrete, primeiro bata com uma vara de arames o vinagre com sal e a pimenta, sempre batendo junta-lhe a mostarda e o azeite em fio até obter um molho emulsionado. Na hora de servir tempere a salada com a vinagrete e espalhe por cima a salsa picada.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares