Molho de cogumelos simples com medalhões de Vitela

Considerado um dos alimentos mais saudáveis do mundo, os cogumelos, nome dado a alguns fungos pertencente ao reino Fungi, um grupo de organismos eucariotas, que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, assim como os cogumelos. Sendo a maioria deles comestíveis, outros, no entanto, são extremamente tóxicos, podendo, em alguns casos levar à morte, por isso sé não for um esperto na matéria o melhor e compra-los, pois são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados e qualidade. Embora muitas vezes preparados como sé fossem um legume, são na realidade fungos, um organismo sem raízes, folhas, sementes ou flores. Podendo ser cultivados, nascem em muitas regiões de todo o mundo, sendo o cogumelo branco o mais comum, muito usado para adornar saladas.

Ingredientes
8 medalhões de lombinhos de vitela
1 kg de batatas para fritar
150 gramas de cogumelos brancos
1 copo de vinho branco
200 ml de natas de cozinha
2 dentes de alhos
1 laranja
Azeite quanto baste
Salsa quanto baste
Sal e pimenta a gosto

Preparação

Tempere os medalhões com sal e pimenta moída na hora, reserve. Lave os cogumelos; escolha os mais rijos e sem manchas, corte-lhes o pé e demolhe-os em água fria com umas gotas de vinagre para eliminar alguns parasitas, lamine-os.
Numa sertã com um pouco de azeite refogue os alhos picados, adicione os cogumelos e refogue mais 5 minutos, junte o vinho e deixe reduzir a metade. Junte as natas e tempere de sal e pimenta a gosto, deixe ferver em lume médio, reserve.
Aqueça uma chapa de grelhar e grelhe os medalhões com um fio de azeite. Sirva com o molho de cogumelos polvilhado com salsa picada e as batatas fritas em gomos largos, enfeita com rodelas de laranja.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares