Arroz a "Banda" com camarões

O Arrós a banda pronunciado em valenciano de Valência(arroz a parte em português) é um prato de arroz típico da zona costeira da província de Alicante, mas também muito popular na região de de Múrcia ou Barcelona . É um arroz Mediterrâneo típico dos pescadores, feito a base de caldo de pescado.
Outrora feito em separado, ou seja, fazia-se uma caldeirada com restos de peixe, mas de um sabor forte na qual se servia com alioli, as batatas e o pescado limpo de espinhas boiando por cima do caldo. Com o resto do caldo da caldeirada que ficava na panela, numa paellera fazia-se o arroz que sé comia a parte, daí o nome a banda.

Era um prato de gente pobre que com o passar dos anos pouco a pouco vai-se sendo elaborando com caldos de marisco ou peixe mais seletos.

Ingredientes
300 gramas de arroz redondo
200 gramas de camarões
1 litro de fumet (caldo de pescado com um sabor forte)
3 dentes de alho
1 cebola pequena
1 tomate grande bem maduro
1 malagueta pequena (piripiri)
1 colher (das de sopa) de vinagre
Filamento de açafrão quanto basteAzeita quanto baste
Salsa quanto baste
Sal a gosto



Preparação
Asse o tomate no forno alguns minutos, retire a pele e as sementes, reserve. Num morteiro amasse os alhos e a malagueta com a salsa e misture com o tomate ralado e um pouco de azeite, misture bem e acrescente a cebola bem picada, volte a misturar e junta-lhe o vinagre e tempere de sal.
Numa paellera ou uma sertã grande com um pouco de azeite doure os camarões de ambos lados até ficarem bem dourados, adiciona-lhe duas colheres (das de sopa) do preparado e mexa durante 2 minutos em lume muito lento, retire os camarões e reserve. Na mesma paellera coloque o resto do preparado e o arroz, deixe estrugir uns 2 minutos, acrescente o fumet e deixe ferver. Coloque o açafrão e mexa, retifique o sal e deixe cozer 10 minutos em lume alto, logo vaia reduzindo o lume progressivamente entre 8 a 10 minutos mais. Um pouco antes de terminar enfeite com os camarões.
Retire a paellera do lume quando o arroz esteja cozido, salpique com salsa picada e deixe repousar 5 minutos antes de servir.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares