Empadão de carne à espanhola

Empadão de carne, um dos pratos mais tradicional em Portugal, sendo também muito popular no Brasil similar em frança com o nome de Hachis parmentier, ou da Cottage pie na Inglaterra.
Uma preparação feita normalmente com purê de batata ou arroz, que vai ao forno com um recheio, que pode ser de carne, frango atum, bacalhau, marisco, legumes, etc., tendo algumas versões feitas com farinha de trigo, na qual denominam-se torta. A versão portuguesa mais tradicional é a com carne de vaca moída e purê de batata, na qual o recheio é normalmente feito refogando a carne moída ou cortada em pedaços, ou a de bacalhau partido em lascas, com cebola e alho.
Hoje em dia existem varias receitas que emprega tomates, cogumelos, milho-verde, ervilhas, requeijão, etc..
Sendo assim hoje trago uma receita diferente na qual a carne picada fica na parte de baixo, na qual os espanhóis chamam-lhe Pastel de carne e purê.

Ingredientes
600 gramas de carne de vaca picada

3 tomates maduros
1 cebola media
2 dentes de alhos
1 colher (das de chá) de pimentão doce
100 gramas de queijo ralado (mozarella)
500 gramas de batatas
2 gemas
Noz moscada
Manteiga
Pimenta
Sal 



Preparação

Coza as batatas com a pele em água bem temperada de sal, depois de cozidas retire a pele e reduza a purê com a ajuda de um passe-vite, adiciona-lhe a manteiga e as 2 gemas de ovo, mexa bem até ficar bem homogêneo, tempere com a noz moscada, reserve.



Numa sertã grande faça um refogado com a cebola e os alhos picados durante uns 5 minutos, adicione a carne e tempere de sal e pimenta, refogue até ficar bem dourada. Adiciona-lhe os tomates triturados e siga refogando mais uns 8 minutos, apague o lume e deixe apurar. Numa travessa de vidro que possa ir ao forno, espalhe no fundo o preparado de carne e cubra com o purê de batatas misturado com o queijo. Espalhe pimentão doce por cima e vai a forno para gratinar, sirva quente simples ou com pimentos italianos fritos.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares