Burrata com tomates assados

A Mozzarella do italiano antigo Mozzare (cortar) em português mozarela é um tipo de queijo originário da cozinha italiana, na qual pode-se dizer que é um dos queijos mais consumidos em todo o mundo. Com origem na cidade de Aversa, nas províncias de Caserta e Salermo e produzido também em outras provincias italianas como Nápoles, benevento e Foggia. Apesar de sua denominação de origem e proteção europeia a Mozzarella di Bufala (única que pode ser chamado dessa maneira), também e produzida em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, etc.

Originalmente fabricado com leite de búfala, hoje em dia já sé fazem com leite de vaca ou ovelha na qual podemos distingui-las pela sua cor, a de búfala totalmente branca ao que as outras são ligeiramente amareladas. Este queijo fibroso e gorduroso é usado tanto fresco como meio curado podendo ser degustado tanta al natural como derretido, sendo o seu maior uso em pizzas na qual o tornou famoso, onde é usado tanto fresco como meio curado. Muito usado também em saladas quando fresco, com um aspecto macio em forma de bola de leite (burrata) de baixas calorias.
O burrata embora pareça um nome descritivo pouco para um queijo, tem uma explicação linguística simples. Manteiga traduzida em italiano é "burro", como o quadrúpede, assim, "burrata" não significa muito, mas simplesmente amanteigado.
O burrata di bufala, especialidade da região italiana de Puglia é um queijo fresco é conseguida inflando uma bola de mozzarella para dar lugar a uma mistura de Stracciatella e creme de forma lisa com uma textura amanteigada que derrete na boca entre segmentos de sabor intenso e cremoso. Esta variedade é ideal para acompanhar pratos frescos como saladas verdes, tomates e azeitonas. Também perfeito para combinar com um bom azeite.



Ingredientes; por pessoa
1 burrata
120 gramas de tomates cherry
2 amêndoas cruas
Azeite extra virgem
Manjericão
Sal



Preparação
Lavar os tomates e em uma base refretaria colocar ao forno 180º uns 30 minutos, apague o forno e regue com um pouco de azeite, deixe dentro do forno apagado mais uns 10 minutos. Num triturador colocar 2 o 3 folhas de manjericão, 2 colheres (das de sopa) de azeite, as amêndoas e uma pitada de sal fino, triturar até obter uma mistura homogênea, reserve. Colocar uma sertã ao lume com um pouco de azeite, com o azeite morno saltear umas folhas de manjericão. Servir com os tomates a voltada da burrata e o manjericão salteado, regue com o molho preparado.



Bom Apetite

Comentários

  1. Eu adoro mozzarella, e adorei saber mais sobre o burrata que tão bom aspeto tem nesse prato :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares