Traductor

domingo, 27 de novembro de 2016

Estufado de vitela à Galega

Ao contrario de nós os portugueses os nuestros hermanos, mais propriamente os galegos têm uma maneira diferente de fazer um estufado, mais propriamente parece um guisado, mas chama-lhe um estofado. Um estofado é uma técnica culinária que consiste em cozinhar lentamente os alimentos numa panela com pouco líquido, geralmente com uma pequena quantidade de gordura, normalmente pode-sé usar uma peça única de carne ( acém) ou em pedaços . Já o guisado é uma técnica culinária que consiste em cozinhar os alimentos com base num refogado ou estrugido. Ambos levam carnes, ervas aromáticas, legumes, alho, uma grande variedade de vegetais, mariscos e até vinho ou caldo.
No estufado a carne primeiro e tostado (marcada) em um pouco de gordura, sendo depois acrescenta-sé os restantes ingredientes, já com o guisado faz-se um bom refogado (alho, cebola e especiarias) e só depois leva a carne e os restantes ingredientes. Ambos muito semelhantes mas com sabor distintos.

Ingredientes
700 gramas de vitela em pedaços médios e limpos de gorduras
1 cebola picada
2 cenouras em cubos
3 dentes de alhos picados
2 tomates bem maduros ralados
2 copos de vinho
100 gramas de ervilhas
3 batatas
1 colher (das de café) de colorau

1 ramo pequeno de alecrim
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta a gosto
Aguá sé necessário
Óleo para fritar




Preparação
Temperara a carne com pimenta e sal e dourar num tacho com um pouco de azeite, retira-los e reserve. No mesmo tacho comece por colocar os alhos e a cebola, deixe a cebola ficar translucida e acrescente o vinho e o colorau e deixe levantar fervura, junta-lhe os tomates, as cenouras, o alecrim e carne. retifica o sal e acrescente um pouco de água sé necessário, tape e deixe cozer em lume baixo uns 50 minutos.
Descascar as batatas e corta-la em cubos ligeiramente grandes, depois de lavadas e secas frite no óleo bem quente de maneira que fiquem douradas por fora e tenras por dentro, reserve. Quando passar os 50 minutos de cozedura acrescente as batatas e as ervilhas e deixe mais uns 10 minutos, sirva de seguida.



Bom Apetite










1 comentário:

  1. O meu jantar de ontem foi parecido! Gosto muito de comida assim, tradicional e saborosa :)

    ResponderEliminar