"Solomillo" de porco a la pimenta verde

Solomillo em português “Lombinhos” é um pedaço de carne retirada da parte inferior das costas do animal, situado entre as costelas inferiores e coluna vertebral, mais especificamente acima dos rins e abaixo da região lombar. Daí o nome de so-lomillo (só-lombinhos aportuguesada-mente falando) que podemos dizer uns meios lombos apenas correspondentes para carne de vaca ou de porco, porque em outros animais o músculo é tão pequeno que não é explodida separadamente.
Sendo considerado na cozinha como uma parte de grande seleção e sabor uma carne mais macia e saborosa na qual e preparada de varias maneiras. É uma peça de carne redonda e afunilada sendo a parte mais grossa a cabeça da peça muito conhecida como "filé mignom" no solomillo de boi.

Ingredientes
600 gramas de lombinhos de porco
1 cebola
200 ml de natas de cozinha
1 colher (das de sopa) de pimenta verde em grão
1 colher (das de sopa) de brandy
Sal grosso marinho
Azeite
Pimenta moída na hora

Preparação
Lave os lombinhos e seca-los com papel de cozinha, tempere com sal e pimenta a gosto, deixe repousar uns 15 minutos. Numa sertã ao lume médio/alto e com um pouco de azeite. frite por todos lados até ficar bem dourados e rosados por dentro durante uns 10 minutos, sé gostar da carne bem passada dá-lhe mais uns 2 minutos, regue com o brandy e deixe evaporar o álcool, tape e deixe mais uns 2 minutos, retira-los e deixe em um tabuleiro ao forno muito baixa para mantê-los quentes. Na mesma sertã com um pouco mais de azeite coloque a cebola bem picada e refogue uns 7 minutos, acrescente as natas e a pimenta verde em grão, mexa bem até ficar bem incorporada, coza uns 2 minutos até que a nata reduza um pouco e engrosse. Sirva o lombinhos cortados em rodelas salpicado com o sal grosso e o molho por cima. Acompanhe com salada de rúculas ou um purê de batatas que é um complemento perfeito para este prato.


Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares