Traductor

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Pollo al ajillo (frango com alho)

Sabem daqueles dias em que entramos na cozinha e gostamos de criar, pois hoje é um dia desses. Dou uma vista no que tenho por aqui e vejo pouca coisa (a que ir fazer compras), alhos e batatas, opss não há cebolas!!!!!. Seguimos, folhas de louro, ervas aromáticas, azeite. Esta dispensa está mesmo vazia, tenho que ir de compras.
Vejamos no frigorifico, uiii nem vale a pena falar, ainda está pior. Espera está aquele frango que não sé fez ontem (pois fomos comer fora), bueno parece que as coisas estão em bom caminho, pois veio-me a cabeça um dos clássicos na cozinha tradicional espanhola em qualquer bar ou restaurante espanhol. Sempre referenciado nas cartas como sugestão para picar, bem simples e fácil de fazer. Os espanhóis fritam em azeite com alho troços de frango aromatizados com ervas, eu como estou numa de criar resolvi levar esta receita ao forno com umas batatinhas ao murro, mais ao estilo português.

Ingredientes
1 frango médio
1 quilo de batatas medias (mais para ao pequeno)

1 copo de vinho branco
1 cabeça de alho
1 ramo de tomilho seco
1 ramo de alecrim seco
1 folha de louro
Sal grosso
Flor de sal (pode usar sal marinho grosso)
Azeite

Preparação
Corte o frango em troços e limpe de gorduras e alguma pele indesejável, banhe os troços de frango em azeite e tempere com o alecrim, tomilho, louro e cabeça de alho desfeita e os dentes ligeiramente pisados com a casca. Deixe repousar uns 30 minutos no mínimo para tomar gosto.
Entretanto lave bem as batatas com a pele e coza em bastante água temperada com sal grosso, depois de cozidas escorra e deixe arrefecer. Distribua os troços de frango num tabuleiro juntamente com os temperos (acrescente um pouco mais de azeite sé necessário), regue com o vinho e salpique com a flor de sal. Leve ao forno pré-aquecido 180º/200º apenas com o Grill ligado entre 30 a 40 minutos dando-lhe volta aos troços de frango de vez em quando. Junta-lhe as batatas com um ligeiro murro e deixe mais uns 10 minutos, sirva de imediato.


Bom apetite



1 comentário:

  1. Eu dava tudo por perdido se estivesse a cozinhar e me faltasse a cebola, se há coisa que tenho sempre por cá é essa! Mas pronto, também adoro alho por isso esse frango não me parece nada mal :D

    ResponderEliminar