Tapa de presunto com grão de bico

Salir de tapas (sair para petiscar) em Espanha é uma das atividades mais populares e tradicionais, um dos hábitos alimentares de Espanha e da gastronomia mediterrânea mais famosa, no que toca picar. Em certas regiões também são conhecidos como pinchos. As tapas são pequenas porções de comida com um tamanho regular que normalmente sé come em uma ou duas mordidelas servida na maioria dos bares em toda a Espanha. Normalmente são grátis ou simplesmente custam menos quando incluído com bebida.
Segundo a história a palavra tapa em espanhol significa “ tapadera" ou "cubierta" e acredita-se que a tradição surgiu a partir da prática de cobrir os copos de vinho com pequenas fatias de pão ou fatias de presunto para impedir a entrada de insetos ou outras impurezas.

Atualmente ir de tapas é um conceito de comer e socializar-se, conversar, beber e comer um petisco com os amigos depois do trabalho. Os pontos de encontro são nos bares onde amigos ou conhecidos encontram-se regularmente. As tapas são um fator determinante de saber se um bar é bem-sucedido e sé está de moda. Assim como podem ir de bar em bar com um grupo de amigos saciando o apetite ou até fazer uma refeição de varias tapas. Uma coisa é certa as tapas tornaram-se parte da identidade cultural espanhola ao ponto de ser oferecidos em banquetes que recebem altos dignitários, conhecidas como reuniões de tapas. Hoje em dia há bares e restaurantes que se especializaram em tapas tornando-se um fenômeno conhecido como cozinha em miniatura que figura em muitas cartas de menus em restaurante de alta cozinha. As tapas vareiam de região em região conforme os costumes e cozinha local sendo quentes ou frias. Além disso, há muitas categorias diferentes de tapas como brochettes, pequenos sanduíches, outros mais tradicionais servidos em pequenas panelas de barro, taças ou malgas pequenas bem ornamentadas ou então a mais simples de todas, azeitonas ou queijo com pão. Mas o mais importante e o convívio que surge a volta de uma tapa.

Ingredientes; para 4 tapas
100 gramas de grão de bico cozido e escorrido

 8 fatias de presunto ibérico
2 dentes de alho laminados
2 colheres (das de sopa) de azeite
Algumas folhas de manjericão fresco
Sal marinho
Pimenta negra a gosto

Preparação
Aquecer o azeite em uma sertã a fogo baixo e juntar os alhos e dourar um minuto para aromatizar o azeite. Juntar o grão de bico e o manjericão, subir o lume e temperar de sal e pimenta (de preferência moída na hora) a gosto, mexer bem. Retire a sertã do lume e devida o preparado em quatro pratos na qual já conte duas fatias de presunto bem finas. Servir quente.



Bom apetite







Comentários

Mensagens populares