Bifes com manteiga de azeitona

Normalmente quando falamos de bifes pensamos logo na perna traseira de boi, só que hoje vamos usar um bife de outra parte do boi. Um corte pouco conhecido, da parte mais macia da perna dianteira do boi que tornasse doce e extraordinário quando feito ao ponto. Estou falando do acém que fica ao lado do cachaço de onde tiramos uns bifes que são uma maravilha. E para melhorar ainda mais os nossos bifes vamos servir com um toque mediterrânico, com azeitonas.

Ingredientes

4 bifes do acém
2 colheres (das de sopa) de azeite

3 colheres (das de sopa) de vinho tinto
2 colheres (das de sopa) de alecrim seco picado

2 dentes de alhos pisados
Sal grosso marinho
Pimenta negra a gosto

Para a manteiga de azeitona
100 gramas de manteiga
2 colheres (das de sopa) de salsa picada
50 gramas de azeitonas pretas sem caroço e picada
1 dente de alho bem picado
Pimenta negra picado grosso a gosto



Preparação
Num recipiente onde caiba os bifes coloque o azeite, o vinho, o alecrim e os alhos e mistura tudo muito bem. Agrega os bifes e unta-los bem com o preparado e tape, deixe repousar no frigorifico umas 2 horas. Entretanto prepare a manteiga, misture todos os ingredientes num recipiente menos a pimenta, triture bem com um garfo, no final acrescente a pimenta agosto. Coloque em cima de película plástica de cozinha ao comprido e enrole torcendo os lados para que forme uma salsicha. Guarde no congelador uns 30 minutos.
Retire os bifes marinados do frigorifico uns minutos antes de grelhar para que fiquem a temperatura ambiente. Aqueça uma chapa ou sertã de grelhar na potencia máxima, tempere os bifes com sal grosso e pimenta moída na hora a gosto. Grelhe entre 2 e 3 minutos até ficar ao ponto e retire para um prato de servir, retire a manteiga do congelador, corte em rodelas e coloque 2 em cada bife. Sirva com arroz ou batatas fritas.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares