Pernil fumado na caçoila

Sé no fim de semana 23/24 falávamos de dias quentes, este fim de semana as coisas já estão muito diferente. Não é que esteja muito frio, mas pelo cambio de temperaturas já sé nota ares de Inverno. Um tempo ideal para este prato que ajuda a aquecer nos dias mais frios.
Aproveito para desculpar-me por esta breve ausência, que por motivos maires e prioritários, não possibilitaram passar por aqui. A família esta sempre em primeiro, e este é o meu lema.
Mas deixando de lenga-lenga vamos a receita que é elaborada com pernil fumado, uma das peças de carne de porco mais saborosa e com cherovia ou chirívia (Brasil), na qual vai dar uma textura unica e mais sabor ao prato. A cherovia é uma raiz que se usa como hortaliça, parecida com a cenoura e a textura da batata, embora mais pálida e com sabor muito mais intenso. O cultivo remonta a tempos muito antigos antes do cultivo da batata, a cherovia era um dos alimentos que ocupavam o seu lugar.
Em Portugal, é cultivada na região da Serra da estrela e na zona da Covilhã, podendo encontrar a venda em bons supermercados. Caso não encontre pode utilizar batatas.


Ingredientes
2 pernis fumados

3 cenouras
250 gramas de cherovias                
120 gramas de ervilhas
100 ml de cidra
750 ml de caldo de vegetais
250 ml de caldo de cozer os pernis
uns raminhos de tomilho
1 cebola media
2 folhas de louro
3 dentes de alho
2 colheres (das de sopa) de azeite
sal marinho grosso
pimenta negra recém moída



Preparação
Numa panela grande com água coloque os pernis juntamente com o louro e coza durante umas 2 horas aproximadamente retirando sempre a espuma que sé forma na superfície, retire e deixe arrefecer o suficiente para quitar a pele, rejeite o louro e reserve o caldo. Numa caçoila de barro (onde caiba todos ingredientes) coloque o azeite e em fogo médio doure a cebola picada uns 3 minutos, agregue os alhos laminados, o tomilho, as cenouras em rodelas, as cherovias em pedaços. Tempere de pimenta e sal (ter atenção ao caldo de cozer os pernis que pode estar salgado) e refogue uns 5 minutos e acrescente as ervilhas, mexa e acrescente a cidra e deixe levantar fervura, deixe ferver 1 minuto. Acrescente o caldo de vegetais e caldo da cozedura, mexa e levante fervura, deixe cozer uns 5 minutos. Coloque os pernis empurrando para baixo para que fique totalmente cobertos, cubra a caçoila e leve ao forno pre-aquecido 180º durante 1 hora acrescente água caso seja necessário. Retire a caçoila do forno e retire os pernis da caçoila, deixe arrefecer um pouco e limpe a carne dos ossos, rejeite os ossos. Volte a colocar a carne na caçoila e retifique os temperos, volta ao forno mais uns 5 minutos desta vês destapado. Sirva quente com pão tostado.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares