Traductor

sábado, 11 de novembro de 2017

Broinhas de batata-doce

A batata-doce (Ipomoea Batatas) com origem na América Central, atualmente plantada em vários países. Muito semelhante às batatas normais, sendo, no entanto, mais rica em açúcar e mais farinácea. Existem quatro tipos de batatas-doce na qual se distinguem pela cor, sendo a branca a mais seca e menos doce delas. Existe ainda a amarela, a roxa e a batata avermelhada, sendo que intensidade da cor determina o seu índice de beta caroteno (elemento usado pelo nosso organismo para produzir vitamina A ). A batata roxa é a que contem mais propriedades antioxidantes. Com varias formas, desde a batata clássica até outras mais alongadas ou cônicas.

É uma grande fonte de energia devido aos seus carboidratos saudáveis, na qual não eleva o nível de açúcar no sangue, sendo uma excelente opção para quem pratica desporto frequentemente pois ajuda aumentar a massa muscular porque fornece a energia necessária para o treino. Muito usada em dietas de emagrecimento pois ajuda a diminuir o apetite quando comida em pequenas quantidades, ajuda a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico, fortalece o sistema imunológico porque contem muita vitamina A e ajuda o funcionamento dos intestinos, porque é bastante rica em fibras. As melhores maneiras de consumir a batata-doce são assadas ou cozidas com a pele, pois assim obterá os melhores benefícios das suas qualidades. E aproveitando que há em abundancia pois a colheita vai de Setembro a a Outubro e por que fui de visita a Portugal e numa festa provei umas broinhas feitas com batata-doce, tratei logo de pedir a receita a dona Lucia. Como não sou de guardar segredos aqui vai a receita,


Ingredientes
1/2 kg de batata doce cozida

250 gramas de açucará
80 gramas de coco ralado
80 gramas de amêndoas trituradas
130/160 gramas de farinha de trigo com fermento
3 gemas de ovo




Preparação
Coza as batatas com a pele, retire a pele e reduza a purê, coloque num tacho juntamente com o açúcar e vai a lume até levantar fervura, quando levantar fervura mexe-se bem e retira-se do lume e deixa-se arrefecer. depois de frio mistura-se com as amêndoas e o coco e adiciona-se as gemas de ovo, mexe-se e adiciona-se a farinha e amassar bem. Com as mãos enfarinhadas (pois a massa fica um pouco mole) fazer pequenas bolinhas e dispor em cima de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal enfarinhada. vai ao forno pre-aquecido a 180º até cozer.



Bom Apetite

3 comentários:

  1. Olá! :)

    Ficaram muito bonitas... bem delicadas, umas delícia!

    Aproveito para te convidar a participar no SORTEIO que está a decorrer no meu blogue :) estamos a sortear um livro de receitas incrível, participa!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  2. É as batatas,o peso é antes ou Depois de cozinhar?

    ResponderEliminar