Bochechas de porco ibérico guisadas

A bochecha do porco é uma peça de carne suína a partir dos músculos correspondente às partes gordas que estão localizados em ambos os lados da face do animal. Considerado como carne de terceira categoria, estas partes carnudas (no caso do porco) de cada lado do focinho (nariz), são peças muito gelatinosas de carne que são equivalentes aos músculos mastigatórios, sendo muito tenros e suculentos depois de preparadas. Um prato que em Espanha é muito apreciado, principalmente a de porco ibérico.
 Por ser uma carne muito gelatinosa, permite que sejam grelhadas, assadas em forno ou cozidas e neste caso guisadas. Caso não encontres bochechas de porco ibérico, pode confeccionar as de porco normal que são igual de boas.

Ingredientes
4 bochechas de porco ibérico
1 cebola média
2 cenouras
2 dentes de alho
1 tomate médio bem maduro
1 copo de bom vinho tinto
Farinha de trigo
Caldo de carne 
Azeite quanto baste
Sal e pimenta quanto baste
Um raminho composto por louro, tomilho e alecrim



Preparação
 Cortar a cebola em gomos, as cenouras em rodelas e os alhos esmagados e os colocamos em fogo médio num tacho com azeite até que fiquem ligeiramente dourados. Retire os legumes e aumente o para fogo alto, dourar as bochechas temperadas com sal e pimenta e passadas na farinha
Uma vez seladas( a este processo sé chama selar a carne), introduzimos os legumes dourados juntamente com o tomate ralado, acrescentamos as ervas aromáticas e baixamos para fogo médio.
Adicionamos o vinho tinto e deixamos ferver um pouco para retirar o álcool, abaixamos o fogo para minimo e acrescentamos o caldo de carne e sé for necessário um pouco de água para cobrir toda a carne. Deixar coser aproximadamente 1 hora e meia até que a carne esteja macia, retificando o sal.
Pode servir com batatas , arroz ou massas.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares