Rancho à moda de Viseu

Um pouco por todo Portugal, confecciona-se Rancho, e hoje vamos falar do Rancho a moda de Viseu. Já aqui publiquei a receita do Rancho à Beirão e hoje vou publicar uma outra receita e um pouco da sua origem e quiza de todas as outras receitas espalhadas pelo Pais.
Segundo reza a historia, o Rancho começa a ser confeccionado num Quartel de Cavalaria que outrora existia em Viseu. Eram tempos da guerra e de fazer racionamento, pois a comida era escassa. Situado no lugar de Stª Cristina, tinha boa fama pela sua comida, na qual distribuía rações de alimentos ao povo. Era um quartel com hortas nos campos envolventes, assim como também criavam alguns animais (galinhas, porcos e vacas). Nessa altura abundava o grão de bico recebido e massas de 2ª (manga de capote ) oferecidas pelas Fábricas que o fabricavam. Sendo assim juntaram os ingredientes que recebiam ao que já tinham, (carnes e hortícolas) e confeccionaram. Assim nasceu o Rancho à Moda de Viseu, não demorando muito que todos os quartéis em Portugal começassem a confeccionar este prato que dava pelo nome de "Rancho do Quartel". Por ser tão bom e saboroso ficou famoso que  nos anos 50 e 60 no novo quartel de Infantaria de Viseu, era hábito no dia de rancho, as pessoas da cidade irem ao quartel buscar o famoso Rancho para levarem e comerem em casa. Logo os restaurante locais começaram a confeccionar e a servir a esse prato nas suas ementas em dias certos. Hoje em dia já não existe a massa de 2º (manga de capote), mas mesmo assim, continuam a confecciona-lo com o mesmo empenho e seguindo as velhas tradições.

Ingredientes
1/2 galinha
500 gramas de carne de vaca (aba)
500 gramas de entrecosto
300 gramas de toucinho entremeado
1 chouriço de carne (ou mais)
300 gramas de macarrão
300 gramas de grão seco
1 quilo de batatas
4 cenouras
1 couves portuguesas
 Cominhos
Azeite
sal grosso

Confecção
Na véspera põe-se o grão de molho em água , no dia depois de escorrido, coze-se em água abundante temperada com sal juntamente com a carne de vaca.
Quando o grão começar a ficar meio cozido, juntam-se as outras carnes (toucinho,chouriço, entrecosto e a galinha), e deixam-se cozer bem.
Quando as carnes estiverem cozidas retiram-se e em seu lugar introduzem-se as batatas descascadas e cortadas em troços, as cenouras as rodelas e a couve esfarrapada. deixa-se cozer uns minutos e junta-se a massa, retifica-se o sal.
Entretanto, cortam-se as carnes em troços e volta-se a introduzi-las na panela, ter atenção que deve ficar com bastante caldo, pelo que se deve juntar mais água sempre que for necessário.
Serve-se polvilhado com cominhos e um fio de azeite.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares