Guisado de boi à moda de Corea

Continuando com a cozinha asiática hoje voz trago mais um prato coreano, desta com carne de boi, que pode substituir por carne de vaca. Uma confecção algo demorada, com uma cozedura lenta na qual o resultado sera de rechupe-te ou seja de chupar os dedos. A carne ficara apetitosa e macia e recompensara  o tempo.

Ingredientes
1.5 kg de aba de boi (ou vaca)
200 gramas de Daikon (nabos japonês)
2 cenouras cortada em rodelas grossas
4 cogumelos shiitake grandes
1 maça fugi
5 dentes de alho
1 cebola cortada em 4
2 colheres (das de chá) de gengibre picada
2 colheres (das de sopa) de mirin (vinho de arroz com baixo teor alcoílico)
2 colheres (das de sopa) de açúcar amarelo
2 colheres (das de sopa) de óleo vegetal
120 ml de molho de soja
60 ml de sake (aguardente de arroz)
Sementes de sésamo tostadas para polvilhar
Sal grosso
Pimenta negra (moída na hora)









Preparação
Triturara metade da cebola com a maça até virar um purê, misturar com um alho picado, metade do gengibre, a soja, o sake, o mirin e o açúcar. Mexer bem até incorporar todos os ingredientes, reserve.
Num tacho grande aqueça o óleo e doure a aba de boi cortada em pedaço grandes e temperadas com sal  e pimenta a gosto. quando estiverem bem douradas adicione o resto da cebola, os alhos pisados, oresto do gengibre, os shiitakes cortados em dois, as cenouras e os nabos em pedaços, remexa e coloque a mistura preparada juntamente com 250 ml de água e deixe cozer em lume médio 1 hora mexendo de vez em quando. Transfira para um tabuleiro de barro e tape com papel alumio  e leve a cozer em forno pre-aquecido a 160º durante 2 horas. Retire o papel alumínio e deixe tostar uns 30 minutos, retire e polvilhe com as sementes de sésamo e sirva com arroz basmati.

Bom Apetite



Comentários

Mensagens populares