Serviço de mesa e decoração



Para bem receber

Serviço de mesa

Logo que o almoço ou jantar seja anunciado, a dona da casa deve tomar o braço do convidado de mais elevada categoria. O dono da casa procedera da mesma maneira oferecendo o braço a senhora mais idosa ou de mais cerimônia.
O dono da casa deve ser o primeiro a entrar na sala onde se servira o repasto, seguido pelos outros cavalheiros de braço dado ou lado a lado das senhoras.
A dona da casa deve ser a ultima a entrar na sala, pois segundo a praxe deve considerar-se com o ultimo lugar.
Tomamos com exemplo; os donos da casa sentam-se no centro da mesa, os lugares que se reservam para as pessoas de mais categoria são os da direita dos donos da casa. Os segundos lugares de categoria são os da esquerda, os terceiros são  os da direita da das convidados de honra e assim sucessivamente. Os lugares de menos categorias são os das cabeceiras das mesas.

                                                                     Mulher/Homem
3º conv. Honra      1º conv. Honra        donos          2º conv. Honra     4º conv. honra
    O  O     O  O     O  O     O  O     O  O





Nos jantares de grande cerimônia entre diplomatas e oficiais a patente marca a graduação dos lugares, em jantares que não tenham caráter social o que determina a distribuição dos lugares de honra é categoria social dos convidados. Quando se torna difícil escolher cedem-se esses lugares as pessoas mais idosas.
Não esquecer que para o mesmo jantar nunca convidar mais de duas senhoras ou dois cavalheiros com categoria para ocupar os lugares de honra.
A apresentação da mesa deve ser sempre muito cuidada, seja qual for o grau de cerimônia. Para o bom êxito desta tarefa devemos ter sempre presente três condições; asseio, bom gosto simplicidade

Decoração da mesa

Sobre a mesa  coloca-se uma toalha de linho ( de preferência ); coloca-se bem ao centro da mesa um arranjo decorado com flores. Ter um cuidado muito especial na escolha das flores, pois constituem uma das principais decoração da mesa, devem ser de preferência de uma só qualidade e tom ou formar uma combinação agradável.
Colocam-se então os pratos, deixando entre eles espaço necessário para servir e de forma que cada conviva fique em frete de outro. Em cada lugar é colocado um prato e 5 copos dispostos da esquerda para a direita pela seguinte ordem.
-copo de vinho branco
-copo de vinho tinto
-copo de água
-taça de champanhe
-cálice para vinho do porto
Digestivo e licores são servidos juntamente com o café, num jantar de grande cerimônia esses são servidos em outra sala.
Os talheres são composto por colher de sopa, talher de peixe, talher de carne e talher de sobremesas. A sua colocação varia, mas vou dar um exemplo que pode servir de base.
 Do lado esquerdo do prato garfo de carne e ao lado deste de peixe, a direita a faca de carne em seguida a de peixe entre o prato e os copos a colher de sopa, a esquerda dos copos sobre pequenos pratos coloca-se o pão, sobre o prato fica o guardanapo dobrado. De notar que é muito atual a apresentação de pão em cestinhos forrados com guardanapos
Esta é uma forma clássica de por uma mesa, não quero de forma alguma deixar de dar valor a mais atual ( informal ) forma de decoração da mesa em vários aspetos.

Bom Apetite

Mensagens populares