Traductor

domingo, 31 de janeiro de 2010

Caldo de feijão à lavrador


Poderia por como titulo Sopa de feijão à moda da Gafanha, sim porque era assim que se fazia antigamente nas gafanhas. Ali na minha querida Gafanha do Carmo, na minha casinha tenho um borralho e com certeza que faria o caldo num bom lume de lenha,.Esta receita e muito antiga no tempo que ainda se usava as salgadeiras para salgar carne,no tempo que nas gafanhas havia mais lavoura.

Agora os tempos são outros, não há burralhos, nem salgadeiras, mas podemos temtar reviver esse passado.

Ingredientes
1 orelha de porco
1 pé de porco cortado em 4
200 gramas de entremeada
200 gramas de entrecosto
200 gramas de aba de vaca
1 chouriço caseiro (o Mario da fatima tem uns muita bons )
1 chouriço vermelho
100 gramas de massa meada
1 cebola
1 penca de couves Portuguesa
1 cabeça de nabo
1 kg de batatas regulares
4 ou 5 cenouras
1/2 kg de feijão encarnado
sal grosso

Preparação
24 horas antes por os feijões a demolhar
12 horas antes salgar todas carnes de porco em troços grades,reserve os chouriços e a carne de vaca. No dia numa panela grande ponha as carnes de porco já lavadas do sal, a de vaca e os chouriços mais as batatas, as cenouras, a cebola descascada e inteiras, junte os feijões e as couves lavadas e estorcegadas, Levante fervura e deixe cozer em lume moderado, quando estiver perto de estar pronto acrescente a massa meada, vera que o sabor sera muito diferente das sopas de hoje.

Para acompanhar
Claro vinho tinto e um bom naco de broa de milho.

Bom Apetite

sábado, 30 de janeiro de 2010

Coxinha de galinha à Brasileira


Muito se tem escrito sobre as coxinhas de galinha, para uns fácil de fazer para outros uma verdadeira loucura. Podem crer que o segredo esta na massa, tem que ficar no ponto certo eu próprio já pus muitas vezes massa fora. Esta receita foi passada a mim por minha mãe que até guardava os ossinhos para por na penca da coxinha e voz posso dizer isso sim que eram coxinhas.


Ingredientes

1/2 galinha bem gorda
1 kg de batatas
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 colher (de sopa ) de salsa picada
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
150 gramas de massa de tomate
1/2 duzia de ovos
pão ralado
uma pitada de noz moscada
sal
tabasco
azeite
Preparação

Massa
Numa panela ponha a galinha cortada em 2 a cozer juntamente com as batatas e uma das cebolas, temperado de sal, quando estiver bem cozida retire a galinha e deixe esfriar com as batatas faça um puré,reserve. Com um coador coe o caldo que deve ficar bem gordo.

Num tacho bem grande em lume fraco ponha uma medida caldo coado a noz moscada, o puré e mexa bem, acrescente uma medida de farinha de trigo e vá mexendo sempre até cozer e descolar da panela (este processo pode demorar um pouco, mas aqui e que esta o verdadeiro segredo). Quando descolar retire da panela e sove um pouco a massa montando-a numa bola. Reserve.


Recheio
Numa sertã grande com uma golpada de azeite ponha a outra cebola , os alhos e o 1/2 pimento bem picadinho, com o louro e a salsa e aloure bem, acremente o vinho branco e levante fervura, junte a massa de tomate e a galinha desfiada e faça um bom refogado, verifique o sal e acrescente tabasco a gosto. Deixe esfriar


Montagem
Com as mãos tire um poco de massa ( do tamanho de um ovo ) vá amassando até formar uma rodela encovada ponha no centro uma colherada (de sobremesa ) de recheio e feixe a massa até formar uma coxa, siga esse processo até fazer varias coxinhas. Em seguida passe pelos ovos batidos e depois pela farinha de pão ralado, terminando frite em bastante óleo ( as coxinhas devem ficar a boiar no óleo quando estão a fritar )bem quente até ficarem loirinhas.


Bom Apetite

Tostinhas de camarão


Esta também e facial, e pode ser uma sugestão diferente para a entrada de um Jantar.


Ingredientes

2 pães de barra fina ( tipo baguete francesa )

1 pacote de barrinhas de camarão (delicias do mar )

1 lata de atum em conserva

150 gramas de maionese

1 colher ( de sopa )de mostarda

tabasco


Preparação

Corte o pão em fatias de 3 cem. e toste de um dos lados, retire do forno e retire o miolo sem as furar e volte ao forno tostar do lado do buraco. Numa trituradora triture as barrinhas, passe para uma tigela e faça o seguinte patê, misture com o atum, a maionese, a mostarda e o tabasco a gosto, verifique se esta bom de sal. Com este patê preencha as fatias de pão, enfeite com um camarão descascado ou uma azeitona e esta pronto a servir.

Bom Apetite

Canapes


Agora sim a que ter imaginação.


Ingredientes

Tudo o que tenhas na cozinha,pates ,sardinhas,salsichas,milho,mostarda,ketchup,maionese,enchovas,picles e etc.

pão de forma sem codeá.


Preparação

De uma fatia de pão faça 4 quadradinhos, toste de um lado no forno e do lado que não ficou tostado faça enfeites, seja um artista e imaginativo.

Bom Apetite

Empadinha de sardinha


Hoje e dia de entradas e todas muito simples e fácil de fazer, como esta de sardinhas.


Ingredientes

batatas

sardinhas em conserva

pimentos em conserva

oréganos

azeite

sal


Preparação

Coza as batatas temperadas de sal e com elas faça um puré bem durinho. no centro de um prato com um molde redondo ( pode fazer um molde com uma garrafa plastica de água de 330cl ) ponha uma camada de puré,uma de sardinhas,uma de pimentos e por fim outra de puré, retire o molde e salpique com oréganos passe um fio de azeite por cima, et voilà!! 


Bom Apetite

Presunto com pessego


Como eu digo e só soltar a imaginação e criar, isto e simples e serve de uma ótima entrada. Basta olhar para foto e resto e por vossa conta.

Bolinhos de bacalhau


Quem não gosta de uns bolinhos de bacalhau?. Esta receita e da minha falecida mãe, assim aprendi e assim o faço sempre.


Ingredientes

350 gramas de bacalhau do lombo demolhado

400 gramas de batatas cozidas

4 ou 5 ovos

1 cebola regular bem picadinha

2 colher (de sopa ) de salas picada


Preparação

Coze-se o bacalhau em água sem sal. Depois de cozido, tira-se-lhe todas as peles e espinhas, deita-se dento de um pano de estopa e esfrega-se até o bacalhau ficar bem desfiado. Passam-se as batatas pelo espremedor,reduzindo-as a puré. Junta-se ao puré o bacalhau, os ovos um a um ,a cebola e a salsa bate-se tudo muito bem e verifica-se o sal, se gostar pode acrescentar uma pitada de pimenta.

Com 2 colheres vai-se deitando a massa em óleo bem quente, fazendo o possível para que os bolinho fiquem bem redondinhos. Logo que fiquem dourados ( cuidado para não torrarem ), retiram-se e põem-se a escorrer numa travessa com papel grosso.


Bom Apetite

Talharins à Bolanhesa


Aqui esta um prato simples e barato, e só soltar a imaginação e ate o mais singelo dos pratos pode-se tornar num verdadeiro banquete.

Ingredientes
Para quatro pessoas
500 gramas de Talharin ( se prefirir pode usar esparguete )


Para o molho
500 gramas de carne picada ( de porco ou de vaca ou misturada )
100 gramas de tomate triturado ( em lata )
100 gramas de massa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
1 pé de salsa
1 folha de louro
1 pitada de colorau
azeite
vinagre
sal
tabasco

Preparação
Ponha a água a ferver e coza os talharins à la dente (cerca de 10 minutos ) em bastante água temperada de sal e com umas gotas de azeite.Reserve.

molho
Numa sertã ponha uma golpada de azeite com colorau a cebola, o alho, a salsa picada e o louro sem o pezinho, alourar salpique com vinagre e acrescente os tomates, levante fervura e acrescente a carne picada, deixe cozer mexendo sempre, acrescente a massa de tomate e tempere com sal e tabasco agosto levante fervura e apague o lume, abafe com o testo. Sirva os talharins com o molho por cima salpicado com queijo Parmesão ralado.

Bom apetite

sábado, 23 de janeiro de 2010

Feijoada Brasileira


Prato tradicional em todo Brasil de todas as classes sociais. E um prato muito forte e rico, geralmente se prepara ao fim de semana para reunir toda a família. Começa-se por preparar uma caipirinha, que e um bom aperitivo para a Feijoada. Serve-se com Farofa, couve frita e arroz branco. Então aqui vai a minha receita para quatro ou seis pessoas.

Feijoada; Ingredientes
1/2 kg de feijão preto
1/2 kg de entrecosto
1/2 cara de porco
1 pé de porco aos troços
1 rabo de porco
1 chouriço crioulo ( chouriço de carne corrente tipo de colorau ou extra )
150 gramas de toucinho fumado
200 gramas de carne de vaca ( no brasil usa-se carne de vaca seca )
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 tomates maduros
sal grosso
vinagre
azeite
picante ( se o desejar )

Preparação

Com o minimo de 24 horas antes por os feijões de molho em bastante água. Doze horas antes cortar todas as carnes de porco aos pedaços e salgar com sal grosso, se tiver carne seca de vaca por de molho também, se for fresca reserve.
Numa panela grande ponha uma golpada de azeite com a cebola e os alhos picados o louro ( sem os pezinhos das folhas ), deixe começar a estrugir, logo a seguir uma colher ( de sopa ) de vinagre , mais um ou dois minutos e acrescente os tomates triturados, levante fervura ( acremente o picante se o desejar ), ponha as carnes todas já lavadas do sal ( o chouriço as rodelas e toucinho aos pedaços pequenos e a carne de vaca sambem ), mecha tudo e acrescente os feijões juntamente com a água de o demolhar, ponha em lume forte ate levantar fervura. Quando estiver a ferver reduza para lume médio e deixe cozer cerca de 2 horas, mexendo de vês em quando. Se for secessionar acremente água.

Farofa; Ingredientes
200 gramas de farinha de mandioca
100 gramas de toucinho fumado
2 dentes de alho
2 ovos
azeitonas pretas sem caroço
sal
azeite

Preparação

Numa pela ante-aderente ponha uma golpada de azeite com os alhos esmagados, quando estiverem louros retire e acrescente o toucinho as tirinhas finas, frite e ponha a farinha, tempere de sal mexendo sempre ate torrar a farinha. Quando estiver retire a farinha para um recipiente e na mesma pela ponha os ovos batidos mexendo sempre (como se fás ovos mexidos ), acrescente azeitonas aos pedacinhos e a farinha, mexa tudo e já esta pranta a Farofa.

Couve Frita; Ingredientes

1 kg de couves verdes ( portuguesa )
100 gramas de toucinho fumado
2 dentes de alhos
azeite
sal
vinagre

Preparação

Num tacho ponha o toucinho as tiras e frite, a seguir acrescente os alhos picados, quando estiver loiros acrescente as couves já lavadas e cortadas as tirinhas ( como para caldo verde ), vá mexendo sempre ate começar a amolecer as couves e começar a fritar, tempere de sal e acrescente uma borrifada de vinagre e deixe evaporar.

Sugestão

Pode Também acrescentar como acompanhamento da feijoada laranja descascada e cortada aos gomos e bananas fritas.

Para acompanhar
Cerveja ou vinho tinto

Bom Apetite



Arroz Branco


Para uns e uma dor de cabeça fazer um bom arroz, claro que para sair bem a que estar acostumado com o tacho que vai fazer, assim como o lume ( se e a gaz ou vitro ). Bem mas aqui vai a minha receita, que nu mca falha. Se não ficar bem vá tentado ate se habituar aos tempos de cosedura.


Ingredientes
uma medida de arroz agulha
duas medidas de água
uma golpada de azeite
2 dentes de alho
sal a gosto

Preparação
Ponha o azeite num tacho e o alho a aloirar, ( se gostar pode por um raminho de salsa que lé vai dar um ótimo paladar )acrescente o arroz e vá mexendo sempre sem parar durante uns 5 minutos ( isto chama-se fritar o arroz ).Ponha água e levante fervura, quando ferver abaixe o lume ate a água desaparecer, apague e deixe ficar mais uns 5 minutos.

Bom apetite

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ossobuco de Perú com molho Leitão


Uma maneira diferente de fazer Perú.

Ingredientes

Cochas de Perú (2 kg)
3 colheres (de sopa) de molho Leitão
batatas (qb)
1/2 litro de vinho branco

Preparação

Ponha o Perú numa travessa de ir ao forno com as batatas cortadas aos gomos, espalhe o molho leitão em tudo, regue com vinho e vai ao forno 220 graus assar cerca de duas horas virando as radelas de perú quando estiver a meio da assadela. Sirva com arroz branco.

Se não tiver molho de leitão, pode preparar um da seguinte forma.
1 colher (de chá ) de pimenta negra
1 colheres ( de sopa ) de banha
1 colheres ( de sopa ) de sal grosso
1 colheres ( de sopa ) de vinho branco
4 dentes de alho picado
uma pitada de colorau
Misture tudo e amasse bem e ja esta pronto a uzar

para acompanhar um vinho espumante

Bom Apetite

Frango de Caril


Que tal um sabor mais apurado e intenso, um sabor da Índia experimente e vai ver que vai gostar.


Ingredientes

1 frango (1.5 kg)
2 colheres (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de óleo
2 colhers (de sopa) de caril
2 colheres (de sopa) de coco ralado
sal
pimenta
1 cerveja
1limão
farinha Maizena


Preparação

Cortar o frango em pedaços e deixar cerca de 2 horas, a tomar gosto em sal, pimenta, sumo de limão e uma golpada de cervejan num tabuleiro de ir ao forno. Passado as 2 horas acresenta-se o caril e o resto da cerveja e o coco ralado vai ao forno assar virando de ves enquando para ficar todo tostado, quando estiver assado retire o frango para a travessa de servir, cue o molho ( acresentar um pouco de agua se for nescesario) e engrosse com 1 ou 2 colheres (de cha) de farinha de maizena, aqueça e ponha numa molheira. Serve-se acompanado de arros branco com os pedaços de frngo regados com o molho
Bom Apetite

domingo, 17 de janeiro de 2010

Caipirinha


Sei que talvez não vou dizer nada de novo, mas como um bom Brasileiro antes de um churrasco vai sempre uma caipirinha.


Ingredientes


Cachaça brasileira

Gelo picado

Limão galego

Açucar


Preparação


Corte o limão as rodelas para dentro de um copo largo, ponha açucar e pize tudo ate fazer um suco acrescente o gelo e por cima a Cachaça mexa bem.


Tchim.Tchim

Xurrasco de Vedella


Uma das carnes grelhadas que se come muito por aqui, trata-se de entrecosto de vitela cortado ao revês dos ossos das costelas da vitela. Aqui apresento com uma Morcela portuguesa grelhada, porque a mim me gusta muito.


Ingredientes

Para quatro pessoas

8 tiras de xurrasco de vedella

sal grosso

tabasco se o desejar


Preparação

Na minha terra (Gafanha do Carmo), seguro que as grelharia num bom braseiro, aqui vai mesm no eletrico. Ponha as tiras de vedella a grelhar e so quondo estiver ao ponto de sair e que se salpica de sal ( como todas as carnes que se grelha so se acresenta sal no fim ).

Sirva com batata fritas e uma boa salada mista.


Para acompanhar fica ao voso criterio eu prefiro uma cerveja bem gelada


Bom Apetite

sábado, 16 de janeiro de 2010

Hot Dog


Em português Cachorro quente, não e propriamente um grande prato, mas no mundo inteiro são apreciados, feitos de varias maneiras, com vários molhos,varias guarnições e com uma cervejinha bem gelada são uma maravilha.


Ingredientes

Salsicha grandes de frankfurt
pão de cachorro (tipo frankfurt)
alface picada
tomate picado
cenoura ralada
milho doce
mostarda
maionese
ketchup


Preparação

Coza as salsichas de de preferencia a vapor, abra o pão de de lado no sentido ao comprido, ponha a salsicha e cubra com mostarda,ponha o tomate,um pouco de maionese, o alface, o milho e a cenoura e ponha ketchup ziguezagueando.


Bom Apetite

Rojões a moda da gafanha


A moda da Gafanha, porque à muitas maneiras de fazer Rojões. Não importa para quantas pessoas são, porque se sobra frios também são bons.


Ingredientes

Toucinho de Porco
Redenho de porco (na gafanha sainhas)
Entremeada de porco (de preferencia da peituga)
febra de porco

Preparação

Perfeito seria fazer ao lume de lenha numa panela propia de cobre, mas num bom tacho grande e sempre ao lume baixo tanbem serve. Salpique toda as carnes oas pedaços com sal, começe por derreter o toucinho, pouco tempo depois acrescente o redenho e por fim as outras carnes va mexendo sempre para não pegar entre 3 à 4 horas. (como sabe bem tiralos meios grulados e comer com uma boa fatia de broa de milho) Pode ser sevido com batatas e grelos de nabos cozidos ou um bom Arrozinho de grelos.


Arroz de Grelos

Num tacho ponha uma golpada de azeite alhos picados, aqueça e ponha os grelos de sua preferncia ( eu prefiro os de nabos ), mexa sempre sem deixar torrar, quando estiverem amolecidas acresente o arroz e agua tempere de sal e deixe cozer, tem que ficar um arroz malandrinho ( empapado)


Para acompanhar beba o que quiser, eu prefiro um bom vinho
Bom Apetite

Cozido à Portuguesa


Um dos grandes pratos da cozinha Portuguesa,para mim dos melhores, vareia muito conforme a região mas são todos magníficos. Aqui fica a minha receita para 4 à 6 pessoas.

Ingredientes
150 gramas de toucinho fumado
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue(morcela)
1 chouriço de colorau
1 orelha de porco
1 pé de porco
100 gramas de toucinho fresco de porco
250 gramas de entrecosto de porco
300 gramas de aba de vaca
1/2 galinha
1 .1/2 kg de batatas
2 cabeças de nabos
4 cenouras
1 cebola media
um frasco de feijões brancos cozidos
uma braçada de couves Portuguesas
sal grosso

Preparação
Doze horas antes tempere as carnes de porco cortadas em pedaços com o sal grosso.
Numa panela grande ponha as outras carnes cortadas em pedaços juntamente com as de porco ja lavadas do sal deixe cozer em lume medio. Num tacho a parte coza os chouriços e o toucinho fumado.
Depois das carnes estarem cozidas retirar para outro recepiente e no caldo que sobra cozer as verduras ja descascadas e as couves lavadas e estorcegadas, quando estiver tudo cozido juntar todas as carnes e enchidos durante 5 minutos para que aqueça. Escorrer o caldo e servir numa travessa bem grande com os legumes de um lado e as carnes de outro, por cima os chouriços aos pedaços e a um canto os feijões que foram a aquecer tambem no caldo do cozido.
Claro que tem que ser um bom vinho tinto para acompanhar, eu prefiro um tinto alentejano.

Bom Apetite

bacalhau tipo à lagareiro


Uma receita simples mas muito saborosa,principalmente para quem gosta de apreciar um bom prato de bacalhau.

ingredientes

4 boas postas de bacalhau ja demolhadas

2 dentes de alho

1 cebola grande

1 kg de batatas brancas medias

azeite virgem extra

sal grosso

Preparação

Num tacho coza as batatas com a pele e sal grosso, depois de cozidas escorra e deixe arrefecer no propio tacho.

Grelhe as postas de bacalhau em brassas de carvão,( não tendo pode usar um grelhador eletrico ou o gril do forno) reserve. Depois das batatas ja meias frias de um murro nelas e grelhe um pouco,para dar um aspecto tostado,reserve.

Num tacho pequeno ponha os alhos a rodelas com o azeite a ferver,sem queimar os alhos,reserve.Numa travessa ou prato ponha o bacalhau as batatas e a cebola cortada em rodelas,regue com o azeite a ferver.Sirva ainda quente.

Para acompanhar um vinho brnco.


Bom Apetite

PAELLA


Famosíssimo prato da cozinha espanhola, muito apreciado em Andorra.
Os ingredientes podem variar conforme o lugar ou o tipo de paella.
Aqui vai uma receita básica, para quatro pessoas.

Ingredientes
1 cebola
3 dentes de alho
1 pimento verde pequeno
1 pimento vermelho pequeno
300 gramas de arroz bomba
500 gramas de frango aos pedacinhos
300 gramas de entrecosto aos pedacinhos
200 gramas de miolo de amêjao
300 gramas de camarão cosido
200 gramas de ervilhas ou feijão verde pouco cozido
1 limão para enfeitar
sal
azeite
berbigão com casca
uma pitada de tomilho,pimentão doce,pimenta negra,noz moscada,romero, cravinho e açafrão(querendo pode comprar uns pacotinhos de sazonador que já tem as misturas perfeitas para paella)

PREPARAÇÃO
Aqueça uma golpada de azeite num recipiente propio para paella(não tendo pode usar uma frigideira muito grande). Ponha as carnes a alourar uns 5 minutos, voltando de todos os lados, acrescente os alhos ,a cebola e os pimentos picados aloure mais 2 minutos. Acrescente o arroz, mexa e ponha 100cl água a ferver onde dissolveu as especiarias ou o sazonador, deixe cozer durante 10 minutos em lume forte,reduza para lume fraco acrescente as amêjaos e alguns camarões,tempere de sal e continue a cozedura por mais 15 minutos,mexendo frequentemente com uma colher de pau.Tenha o cuidado de verificar que o arroz não fique cozido de mais ,parando a cozedura logo que estiver pronto.
Quando estiver quase pronto acrescente por cima as revilhas,os berbigões e os restantes camarões,a tempo de aquescerem e tomarem gosto,enfeite com gomos de limão.
Sirva a paelha no recipiente de cozedura, para acompahar eu prefiro uma cerveja bem gelada, mas pode ser um bom vinho verde.

Bom Apetite

Bacalhau à Zezão



Receita criada por min, baseado em 2 pratos de bacalhau, coberto com uma moqueca de camarão, com um saborzinho tropical. Para quatro pessoas

Ingredientes:
4 lombos de bacalhau
1 frasco de leite de coco
2 ovos
1 lima (limão galego)
1 raminho de coentros
4 tomates maduro
1 frasco de maionese
1.5 kg de batatas para pure
200 gramas de camarão descascados
azeite de oliva
azeite dendê (óleo de palma refinado)
farinha de Mandioca
farinha de Maizena
tabasco
leite
sal q/b

PREPARAÇÃO
Ponha os camarões a marinar no sumo da lima, num tacho entale o bacalhau no leite quente sem ferver, retire deixe arrefecer. Entretanto prepare o molho num tacho ponha uma golpada de azeite outra de azeite dendê os tomates triturados os coentros picados, deixe levantar fervura e junte os camarões, tabasco a gosto e sal, ferva mais um bocadinho e ponha o leite de coco e engrosse um pouco com a farinha de maizena´(não muito), deixe repousar. bata os dois ovos e passe o bacalhau e depois passe pela farinha de Mandioca, alourar numa frigideira com azeite normal mais azeite dendê, coloque o bacalhau já frito no centro de uma travessa de ir ao forno,cubra com o molho e a volta do bacalhau ponha o puré de batatas(querendo pode substituir o puré por batatas cortada as rodelas entalada no azeite), cubra o bacalhau com a maionese e vai ao forno a gratinar.E uma delicia.
Recomendação: Acompanhe com um vinho branco não muito doce

Bom Apetite