Traductor

sábado, 23 de janeiro de 2010

Feijoada Brasileira


Prato tradicional em todo Brasil de todas as classes sociais. E um prato muito forte e rico, geralmente se prepara ao fim de semana para reunir toda a família. Começa-se por preparar uma caipirinha, que e um bom aperitivo para a Feijoada. Serve-se com Farofa, couve frita e arroz branco. Então aqui vai a minha receita para quatro ou seis pessoas.

Feijoada; Ingredientes
1/2 kg de feijão preto
1/2 kg de entrecosto
1/2 cara de porco
1 pé de porco aos troços
1 rabo de porco
1 chouriço crioulo ( chouriço de carne corrente tipo de colorau ou extra )
150 gramas de toucinho fumado
200 gramas de carne de vaca ( no brasil usa-se carne de vaca seca )
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 tomates maduros
sal grosso
vinagre
azeite
picante ( se o desejar )

Preparação

Com o minimo de 24 horas antes por os feijões de molho em bastante água. Doze horas antes cortar todas as carnes de porco aos pedaços e salgar com sal grosso, se tiver carne seca de vaca por de molho também, se for fresca reserve.
Numa panela grande ponha uma golpada de azeite com a cebola e os alhos picados o louro ( sem os pezinhos das folhas ), deixe começar a estrugir, logo a seguir uma colher ( de sopa ) de vinagre , mais um ou dois minutos e acrescente os tomates triturados, levante fervura ( acremente o picante se o desejar ), ponha as carnes todas já lavadas do sal ( o chouriço as rodelas e toucinho aos pedaços pequenos e a carne de vaca sambem ), mecha tudo e acrescente os feijões juntamente com a água de o demolhar, ponha em lume forte ate levantar fervura. Quando estiver a ferver reduza para lume médio e deixe cozer cerca de 2 horas, mexendo de vês em quando. Se for secessionar acremente água.

Farofa; Ingredientes
200 gramas de farinha de mandioca
100 gramas de toucinho fumado
2 dentes de alho
2 ovos
azeitonas pretas sem caroço
sal
azeite

Preparação

Numa pela ante-aderente ponha uma golpada de azeite com os alhos esmagados, quando estiverem louros retire e acrescente o toucinho as tirinhas finas, frite e ponha a farinha, tempere de sal mexendo sempre ate torrar a farinha. Quando estiver retire a farinha para um recipiente e na mesma pela ponha os ovos batidos mexendo sempre (como se fás ovos mexidos ), acrescente azeitonas aos pedacinhos e a farinha, mexa tudo e já esta pranta a Farofa.

Couve Frita; Ingredientes

1 kg de couves verdes ( portuguesa )
100 gramas de toucinho fumado
2 dentes de alhos
azeite
sal
vinagre

Preparação

Num tacho ponha o toucinho as tiras e frite, a seguir acrescente os alhos picados, quando estiver loiros acrescente as couves já lavadas e cortadas as tirinhas ( como para caldo verde ), vá mexendo sempre ate começar a amolecer as couves e começar a fritar, tempere de sal e acrescente uma borrifada de vinagre e deixe evaporar.

Sugestão

Pode Também acrescentar como acompanhamento da feijoada laranja descascada e cortada aos gomos e bananas fritas.

Para acompanhar
Cerveja ou vinho tinto

Bom Apetite



Sem comentários:

Enviar um comentário