Costeleta de novilho na frigideira

A costeleta, um corte da carne localizada logo acima da costela (lombo alto)de um animal. Em geral, cada costeleta é cortada entre ossos da costela na qual o acompanha. No caso de ser carne de boi esta considerado como um corte de carne de primeira, com mais gordura externa que as costelas, esta considerado como um corte magnifico para fazer a brasa. Quando  corte e inteiro (todo lombo), chamado de carrê, ideal apara assar no forno. Uma boa costeleta de boi deve de ser de uma cor vermelha escura, devido a maduração e frio seco, com um pouco de gordura infiltrada. Quando a etiqueta especifique a sua raça e origem e um bom indicador de qualidade, carnes com uma cor vermelha mais viva, significa que não esta bem madurada e não será tão saborosa. Uma costeleta de boi deve ter entre 600 a 800 gramas de peso, que esta considerado entre nossos hermanos (Espanha) como peso ideal para uma pessoa, podendo chegar aos 1.2 kg de peso, os famosos choleton.
Já os cortes de novilho são versões mais pequenas que as de boi, com uma carne muito mais macia de uma cor vermelho rosado, com uma gordura mais branca e cremosa que dará um sabor mais suculento a carne, assim como os nervos mais finos, menos duro que as dos bois. Normalmente o corte de costeleta de novilho são mais preparados em assados, grelhados na chapa ou fritos na sertã, com um peso ideal de 500 a 600 gramas por pessoa. Muitos perguntam qual o ponto ideal para a carne confeccionada. Essa resposta é um pouco difícil, pois vai dos gostos de cada um, assim aqui deixo algumas dicas, caso não esteja seguro corte e veja o interior.


Antes do ponto ou pouco feita, apresenta um toque muito macio com uma cor vermelha forte, muito mole e flácida ao corte.


Ao ponto ou  seja com a cosedura ideal, a mais preferida de muitas pessoas, apresenta uma cor vermelha mais rosada, macia e suculenta ao corte.

Passado ponto ou muito bem feita, ligeiramente seca, apresenta uma cor branca queimada, dura e ressecada ao corte.


Ingredientes (por pessoa)
1 costeleta de 500 gramas
2 dentes de alhos
2 ramas de tomilho seco
5 gramas de manteiga
Azeite
Sal grosso
Pimenta negra


Preparação
Banhe a costeleta em azeite e tempere de sal e pimenta a gosto. Numa frigideira ao lume médio depois de deixar aquecer bem, coloque  a costeleta, os alhos esmagados com a casca e os ramos de tomilho, deixe grelhar 3 minutos de cada lado e coloque a manteiga em cima. Com ajuda de uma colher vá pondo a manteiga derretida por cima cerca de 1 minuto mais ou menos. Sirva com um acompanhamento de vossa preferencia, eu servi com mandioca frita e uma salada.


Bom Apetite



Comentários

Mensagens populares