Costeleta de porco à Milanesa "Costeleta Panada"

A costeleta à milanesa (cotoletta alla milanese) de onde possivelmente saiu também o bife à milanesa. Provavelmente terá surgido na cidade de Milão com antecedências gregas. Segundo derivados de certos relatos mais antigos desse prato, que são do escritor italiano Pietro Verri que em seu livro “Storia di Milano”, refere um documento de 1148, segundo o qual em um almoço na basílica de Santo Ambrósio e Milão, fora servido um prato de “lombos cum panitio” (costeleta panada).
Esta maneira de preparar a carne, possivelmente com origem na velha antiga Grécia, tendo a receita sido levado para a península ibérica por comerciantes árabes durante a idade media e posteriormente para a Itália. Popularizou-se em Veneza e Viana nos séculos XV e XVI em que contam-se lendas que os grãos de pão ralado faziam lembrar os grãos de ouro. Outras historias falam de um marechal da época, com o nome de Joseph Radetzky que 
no ano de 1857, derrotou os rebeldes de Milão levando como premio a receita da costeleta à milanesa até a Áustria, onde mais tarde no ano de 1862 se tornaria a identidade gastronômica deste país, conhecida como Wiener schnitzel . Sendo assim a difusão deste prato deve-se aos austríacos que quando das guerras sacro império romano- germânico no sec. XVIII tendo os austríacos invadido Milão e roubado a receita. Entretanto não há fatos que comprovem essa teoria.
No entanto, a difusão da costeleta à milanesa pelo mundo realmente é atribuída aos austríacos, o Schnitzel muito parecido ao bife à milanesa. Ainda hoje existe uma disputa sobre qual destas iguarias será a original.


Ingredientes
1 kg de costeletas de porco
4 dentes de alhos bem picados

3 ovos
Sumo de um limão
Pimenta a gosto
Sal quanto baste
Pão ralado quanto baste
Farinha de trigo quanto baste
Óleo para fritar



Preparação
Tempere as costeletas com os alhos, sumo de limão, sal e pimenta a gosto e deixe marinar por uma hora. Comece por passar os bifes primeiro pela farinha de trigo, logo nos ovos batidos e por fim pão ralado. Feito esta operação frite-os em óleo bem quente de ambos os lados e deixe repousar sobre papel pardo para retirar o excesso de óleo. Pode servir com saladas e arrozes ou outro acompanhamento, eu servi com salada de tomate e arroz de cenoura.Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares