Costeletas de porco ibérico em cebolada especiada

Do cachaço ou pescoço do porco tiramos um corte de carne com o nome de costeletas de agulha, mais conhecidas como costeletas do cachaço. Este corte pode ser tanto de suínos como de bovinos. Nessa parte dianteira do lombo inclui as vértebras cervicais assim como as por vezes as costeletas-do-fundo.
No tempo da escravatura no sul da America ( E.U.A.) os ossos do cachaço eram dados para comer ao escravos, pois eram partes da carne que não eram apreciadas pelos donos das plantações. Os ossos eram cozidos ou assados no forno até que a carne se separe-se bem dos ossos, depois a própria carne e o molho eram utilizados para cozer com verduras, feijão e arroz, dando assim origem ao “soul food” (comida da alma) até os dias de hoje.

Nas costeletas do porco ibérico a gordura deste corte de carne é principalmente monoinsaturada, como outras partes do porco ibérico, e fornece proteínas e minerais de qualidade, como ferro e zinco. O teor de sódio é baixo, o que pode ser positivo para pessoas hipertensas que consomem cortes de agulha. As costeletas de agulha são adequadas para grelhar, assar no forno ou fritar.

Ingredientes
1 kg de costeletas porco ibérico
2 cebolas fatiadas em rodelas
1/2 pimentão vermelho laminado
3 dentes de alhos fatiados
1 folha de louro
1 colher (das de café) de pimenta negra
1 colher (das de café) de cominhos
1 colher (das de café) de coentros
1 colher (das de café) de pimentão doce
1 colher (das de café) de salsinha
1 colher (das de café) de oréganos
1/2 colher (das de café) de gengibre
1/2 copo de vinho branco
Piri-piri (opção)
Sal grosso marinho
Azeite quanto baste

Preparação
Tempere as costeletas com sal e pimenta a gosto e reserve alguns minutos para tomarem gosto. Numa chapa ou sertã grande bem quente, grelhe as costeletas com um fio de azeite de ambos lados, reserve. Na mesma sertã cubra com azeite e coloque as cebolas, quando começar a ficar translucidas acrescente os alhos, o pimentão e o louro e as especiarias, frite uns minutos. Verta o vinho branco e deixe evaporar o álcool, retifique o sal tempere de piri-piri sé o desejar, deixe apurar e despeje por cima das costeletas. Poderá servi-las com batata cozida, frita ou com arroz e salada.

Bom Apetite






Comentários

Mensagens populares