Moelas à Portuguesa

Aqui estão elas quentinha e boas, com um molhinho bem picante para molhar o pão e deliciar estes fortes temperos. É uma das mais tipicas receita portuguesa e esta incluída numa lista da Goodyear como um dos 10 melhores petiscos portugueses. Em Portugal petiscar e como ir de tapas em Espanha e como todo bom ibérico que sé preze , são particularmente apreciadas na companhia daqueles de que mais se gosta; amigos, família ou colegas do trabalho.
A moela faz parte do sistema digestivo das aves. Na boca das aves não há dentes, mas um bico. Uma ave ao comer o alimento vai parar a uma bolsa chamada de papo, nele o alimento é amolecido para depois avançar até o estomago começando a digestão, que terminará na moela. A moela é um compartimento musculoso do tubo digestivo onde com a ajuda de pequenas pedras e areia, os alimentos são esmagados.
Afinal quem não gosta de umas boas moelas ?


Ingredientes
500 gramas de moelas
1 cebola bem picada
3 dentes de alhos bem picados
1 ramo de salsa bem picado
2 folhas de louro
1 copo de vinho branco
1 copo de água
1 colher (das de chá) de concentrado de tomate
1 colher (das de chá) de colorau
4 colheres (das de sopa) de polpa de tomate
Pimenta negra a gosto
Piri-piri a gosto
Azeite
Sal

Preparação
lavar bem as moelas e retirar a cartilagem (uma pele áspera do lado de dentro) caso a tenha, corteá em pequenos pedaços e reserve.
Num tacho com um pouco de azeite ponha a cebola, os alhos juntamente com o louro e deixe alourar um pouco, adicione o concentrado de tomate e o colorau, refogue um pouco mais e adicione o piri-piri e a pimenta e junta-lhe o vinho, mexa e deixe ferver até evaporar o álcool. Incorpore as moelas e tempere de sal e acrescente a água, deixe cozer em fogo baixo até reduzir e as moelas estarem tenras.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares