Aba de vitela no forno


Esta receita é a moda de Lafões, na qual tem um segredo muito simples, como eu não sei guardar segredos ( os de culinária ) vou partilhar com voz. Demorei algum tempo para aprender, ao fim de muitos assados com vários temperos La chegou o dia que um bom amigo dessa zona meu contou. Faz-se com carne da parte da aba ou costela, de vitela arouquesa como manda a tradição. Mas não é forçoso que seja dessa raça. Forçoso, sim, é que seja de um animal novo, e isso se reconhece pelas cartilagens, ao assar usaremos de preferência uma assadeira de barro. O segredo é cobrir a carne com água  e levá-la ao forno. A água aquece, começa a fervilhar e vai evaporando, e a carne, cozendo e assando na parte cada vez mais emersa. Vai-se gerindo o assado, voltando os pedaços, para nunca se queimarem. A este pequeno segredo juntei mais dois truques que é borrifar as cebolas com vinagre e temperar as batatas com colorau. Não faz parte da receita original, mas ao fim de tantos experimentos vai-se descobrindo truques que fazem verdadeiras delicias.

Ingredientes
1.500 kg de aba de vitela
1 kg de batatas
2 cebolas
2 colheres (das de cha ) de colorau
1 pitada de pimenta
azeite
Vinagre
Sal grosso

Preparação
Num tabuleiro ( preferencia de barro ) disponha no fundo as cebolas descascadas e as rodelas borrife com vinagre e coloque a carne por cima temperada com sal ( salpicar a carne toda entes de a por ), espalhe uma pitada de pimenta e regue com um bom fim de azeite, cubra tudo com àgua e leve ao forno pré-aquecido 200º durante 2 horas aproximadamente  vire a carne de vez em quando para ir ficando assada por igual. Quarenta minutos antes retire algum caldo ( normalmente o suficiente para fazer o arroz ) e introduza as batatas temperadas com o colorau e deixe acabar de assar.

Arroz no farno

Ingredientes
 1 chavena (das de cha ) de arroz agulha
2 .1/2 chavenas ( das de cha ) de caldo do assado
1 raminho de menta

Preparação
Num tacho ponha o caldo a ferver com o ramo de menta, acrescente o arroz e quando estiver a ponto de secar retire do lume verta para uma tigela de barro ( sem a menta ) e leve ao forna para acabar de secar.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares