Lombo de porco com laranja

Laranja  um fruto híbrido, conhecida por ser fonte de vitamina C criado na antiguidade a partir do cruzamento do Pomelo com a Tangerina.  Nascida na Índia este fruto espalhou-se pela restante  Ásia, chegou à Europa através de Portugal no tempo das Cruzadas. É por isso que as laranjas doces são denominadas "portuguesas" em vários países
 Esta fruta é descascada e comida ao natural, ou espremida para obter sumo, o sabor varia do doce ao levemente ácido. A casca exterior usada  em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar algum sabor.  Hoje voz trago aqui um prato feito com laranjas, uma receita muito fácil para aqueles dias em que o tempo escasseia e as idéias também.

Ingrdientes
1 lombo de porco (de 1 kg a 1.1/2 kg)
3 laranjas
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 colher (de sopa) de azeite
1 colher (de sopa) de farinha maisena
Sal e pimenta que baste

Preparação

Num tacho ao lume com a manteiga e o azeite quente, leve o lombo a alourar de ambos os lados. Junta-lhe depois 1 litro de água temperada de sal e pimenta, tape e deixe cozinhar  em lume brando até cozer a carne (querendo pode usar uma panela de pressão na qual será mais rápido). Entretanto retire as cascas mais fina (vidrado) de duas laranjas e corte em tiras fininhas e coloque num tacho com água, leve ao lume até ferver durante 5 minutos, retire e escorra-as e reserve a água. Em 150 ml dessa água deite a maisena misture e verta por cima do lombo e deixe cozinhar durante 5 minutos. Sirva o lombo fatiado enfeitado com a outra laranja as rodelas,  pode acompanhar com arroz ou legumes cozidos ou salteados.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares