Traductor

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Pastel brasileiro

Tem coisa que a gente tem saudade e pronto, pastel de feira como é conhecido lá no Brasil..............etá coisa boa. Levado pelos emigrantes chineses para o Brasil (mais um tipo de massa que sai da china), este verdadeiro pitéu da culinária brasileira é baseado nos rolinhos de primavera uma receita tradicional no oriente. Claro que teve que ser alterado aos costumes e ao gosto do paladar dos brasileiros. Hoje em dia o pastel é um snack tipicamente brasileiro, começou por ser vendido nas feiras livre e tornou-se comum em muitas cidades brasileiras, assim como em surpeficies mais modernas como os shoppings. É há recheios para todos os gostos (carne,queijo,palmito,frango,ovos,pizza,carne seca,etc.), mas o meu preferido é o de carne na qual deixo aqui a receita (mais uma da ti Bernada). Da um pouquinho de trabalho na hora de estender a massa, pois ela tem que ficar bem fina, mas no final vale a pena comer um bem quentinho acompanhado com uma boa serveja fresquinha.

Ingredientes
“para a massa”
2 chávenas (de chá) de farinha
1 chávena (de chá) de água morna
3 colheres (de sopa) de óleo vegetal
1 colher de (de sopa) de aguardente
½ colher (de sopa) de sal
½ colher (de sopa) de vinagre

Ingredientes
“para o recheio de carne”
500 gramas de carne de vaca moída
1 alho frances picado (só a parte branca)
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1 molho de salsa picada
3 colheres (de sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

Preparação
“da massa”
Numa tigela, coloque a farinha, o óleo e aguardente. Acrescente a água morna temperada com o sal aos poucos e amasse com as mãos até a massa ficar lisa e homogênea. Envolva em película plástica de cozinha e deixe descansar por 15 minutos no frigorifico. Com a ajuda de um rolo de cozinha abra a massa em superfície enfarinhada, comece a  estende-la por uma ponta  na grossura desejada (o mais fina possível),  comforme for estendendo vá enrolando em película plástica até acabar a massa. Leve novamente ao frigorifico por mais uma hora. Retire do frigorifico e conforme for desenrolado a massa, monte os pasteis no tamanho desejado ("suponhando que estendeu a massa na largura de 10 a 15 centímetros na largura desenrole 20 centímetros e corte com uma faca bem afiada deixando o plástico por baixo, ponha o recheio  de um lado dobre a massa por cima para cobrir o recheio, aperte dos lados e corte com a faca para fechar o pastel rejeitado as sobras de massa, deixe ficar no plástico na qual só se tira na hora de fritar, repita a operação até acabar a massa") com o recheio de sua preferência (doce ou salgado) e frite em óleo quente até ficar dourado.

Preparação
“do recheio de carne”
Ponha a carne moída e o alho frances a cozer numa panela com água quente temperada com sal (este processo serve para retirar o excesso de gordura da carne e deixá-la bem solta, aromatizada pelo alho frances e temperada). Depois de cozida deixar escorrer bem a carne rejeitando a água de fervura, numa frigideira com azeite doure o alho picado, apague o lume e junte imediatamente a carne escorrida mexendo sempre, tempere de pimenta e junte a salsa e a cebola e envolva bem esta mistura. Esta pronto este recheio na qual fica bem sequinho, soltinho e saboroso.

Bom apetite

1 comentário:

  1. um petisco a testar:)
    Amigo, tem um selinho para ti no meu blog..

    Cila

    ResponderEliminar