Traductor

sábado, 25 de maio de 2013

Coelho em chanfana

A Chanfana, um prato feito com carne de cabra nova, muito típico da Bairrada.  A carne tem que ficar em molhos em vinho tinto normalmente de um dia para o outro e depois vai a cozer em forno de lenha. Hoje vamos fazer o mesmo mas com carne de coelho, uma boa solução para que não aprecia muito o sabor da carne de coelho e assim apura seu paladar com o vinho. Volto a referenciar que o vinho tem que ser de boa qualidade para obter um bom resultado.

Ingredientes
1 Coelho bem grande

1 cebola grande

3 colheres (das de sopa ) de banha

1 colher ( das de café ) de colorau

1 ramo de salsa

4 dentes de de alho

1 tomate bem maduro

4 cravinhos

2 folhas de louro

Azeite quanto baste

vinho tinto quanto baste
Batatas medias quanto baste

sal e pimenta a gosto

Preparação
Corta-se o coelho aos pedaços na qual se põem a marinar  no tabuleiro (preferência de barro) que vai ao forno com o vinho, os alhos esmagados, pimenta a gosto, cravinho, louro, colorau de um dia para o outro. Na altura de ir ao forno ( no mesmo tabuleiro que marinou ), Temperar de sal e acrescentar o ramo de salsa, azeite, banha, cebola as rodelas e o tomate picado, disponha as batatas descascadas e inteiras a volta. Vai ao forno tapado durante 1 hora, ao fim deste tempo retira-se, retifica-se os temperos,  e volta ao forno mais ½ hora para dourar, apague o forno e deixe ficar mais um pouco para ficar bem apurada e perder um pouco o paladar ao vinho. Sirva com arroz branco ou feijões verdes cozidos.


Bom Apetite

4 comentários:

  1. tu acredita que nunca comi coelho?...kkkkkkkkk, acho o bichinho tao lindinho...=P. tenho que experimentar e dar minha opniao cientifica do caso...=P

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aqui em casa também ´e muito complicado fazer coelho por causa das garotas. tenho sempre que dizer que é outra coisa.............Bjs........Bom Apetite

      Eliminar
    2. coitadinho do coelho ... é lindo quando está deitado num tabuleiro e com umas batatas á volta e alouradinho ui se marcha com um bom tinto .

      Eliminar
  2. Receita fantástica, muito simples e,super delíciosa.

    ResponderEliminar