Pezinhos de coentrada no forno




Aqui esta um autêntico milagre da gastronomia alentejana, converte carnes pobres num verdadeiro manjar pelo prodígio dos alhos e dos coentros. É bem verdade a minha preferência pelos manjares do Alentejo, pois são de sé lhe tirar o chapéu, tem o poder de transformar ingredientes simples em iguarias de eleição. Os pezinhos de coentrada, prato típico da cozinha tradicional alentejana, servido sob a forma de uma sopa de pão refogado em azeite e banha com cebola e dentes de alhos bem picados adicionando farinha para engrossar e misturado com os pezinhos cozidos e bastantes coentros picados servido em cima de fatias de pão torradas.
Não querendo menosprezar esta riquíssima iguaria, resolvi fazer uma variante, levando os pezinhos ao forno, fazendo umas migas com feijão para acompanhar. Pois meus amigos também lhe tive que tirara o chapéu.

Ingredientes (pezinhos)
2 pés de porco (abertos e cortados ao meio)
1 cebola inteira
4 fatias de pão tipo saloio (torrado)
4 dentes de alhos bem picadinho
1 ramo de coentros bem picadinho
4 colheres (das de sopa) de azeite
6 cravinhos da índia
Sal grosso quanto baste

Ingredientes (migas)
400 gramas de pão  (pode aproveitar restos de pão duro)
1 cebola media picada
1 dente de alho picado
1 colher (das de sopa) de banha de porco
200 gramas de feijão vermelho cozido (frasco)
Água de cozer os pés que baste
1 pitada de pimenta


Preparação; dos pezinhos.
Deixe os pés em sal grosso de um dia para o outro. No dia prepare um molho com o azeite, os alhos e os coentros, reserve. Lave-os bem e retire todos os pelos raspando com uma faca sé necessário. Coza em bastante água juntamente com a cebola cravada com os cravinhos, durante aproximadamente 3 horas ( na panela de pressão 1 hora aproximadamente)ou até ficarem macios. Escorra e reserve alguma água da cozedura, disponha os pezinhos num tabuleiro de ir ao forno e leve ao forno 15 minutos na posição grill. Retire e espalhe por cima de cada pé o preparado de coentros, volte ao forno apagado em quanto prepara as migas.

Preparação; das migas.
Umedeça o pão na água de cozedura dos pés e escorra bem espremendo com as mãos, reserve. Numa frigideira aqueça a banha e coloque a cebola e o alho para estrugir, quando começar adicione o pão espremido e mexa bem até começar a fritar, acrescente os feijões e a pimenta, retifique o sal ( ter atenção pois a água de cozer os pés estará  bem de sal ) sé necessário e deixe apurar um pouco mais.. Torre as fatias de pão no forno de ambos os lados, disponha num prato e por cima um pezinho acompanhado com as migas e enfeitado com coentros.

Bom Apetite


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares